quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Banco de Sangue precisa de doadores com urgência

O Banco de Sangue Humano de Itabuna alerta para a baixa quantidade de bolsas e plaquetas existentes em seu estoque, convocando a comunidade regional a realizar doações em sistema de urgência. Tendo chegado a estoque zero do sangue tipo “O negativo” ainda na manhã desta quinta-feira (16), o órgão, ligado à Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, alerta para a necessidade de uma doação em massa, solicitando, inclusive o apoio de empresas e instituições na realização de campanhas solidárias.
Segundo o coordenador de captação do Banco de Sangue, Rosildo Ribeiro, o estoque real da unidade é de oito unidades de plaqueta, 10 bolsas de sangue e nenhuma bolsa para o tipo “O negativo”. “Caso precisemos utilizar as plaquetas, somente garante estoque para um dia, sobre as bolsas em estoque, só duram no máximo quatro dias. É preciso que a população entendam que não podemos perder vidas por falta de um gestão tão simples e tão grandioso como a doação de sangue”, declarou Rosildo.
A queda no estoque vem sendo motivada por uma série de fatores, incluindo a falta da cultura da doação de sangue que ainda é vigente na sociedade regional. No entanto, agrava a atual condição do Banco de Sangue de Itabuna a recente campanha de vacinação contra a rubéula, que alcançou homens e mulheres com características compatíveis com as dos potenciais doadores. “Para os que se vacinaram, existe a exigência de um mês sem realizar doação, no entanto, este prazo já está se encerrando na maior parte dos casos, e esperamos que os doadores voltem para o Banco de Sangue”, acrescentou Rosildo.

Nenhum comentário: