quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Comemoração do dia do Radialista em Itabuna

Amanhã será comemorado o dia do radialista, e para marcar a data o Sindicato das Empresas em Rádio e TV de Itabuna, estará homenageando vários profissionais no salão de artes da FTC. O evento acontecerá a partir dás 19:00 hs.
O programa plantão nacional de notícias de amanhã vai entrevistar o presidente do STERT, Frankvaldo Lima, na oportunidade para congratular a imprensa grapiuna e fazer um balanço a frente da presidência do sindicato.

14 comentários:

Anônimo disse...

Parabenizo os seguinte maiores radialistas de Itabuna:
Vily Modesto
Val Cabral
Rivamar Mesquita
Orlando Cardoso
Nadson Monteiro
e Cacá Ferreira
Estes são o que existe de melhor no Rádio AM e merecem nossos aplausos!
Júlia Lima

Anônimo disse...

Parabéns a essa turma que não cochila e que mantém o povo informado de tudo que ocorre no mundo e que luta mesmo contra a corrente com bravura e amor a sua profissão.
Fleiz dia do radialista. Vocês merecem.
Aquele abraço!
Afonso Dantas
Comunik Propaganda

Anônimo disse...

Concordo com a relação de Júlia Lima, de ótimos radialistas e nem tiro e nem acrescento mais ninguém.

Anônimo disse...

Esse radialista Val Cabral, que não pode ser chamado de Radialista, pois envergonha a classe, não passa de um AGITADOR, que anda fazendo vergonha a categoria. Há um programa que ele faz, que fere a honra e a moral de todos os petistas e comunitas, além disso o mesmo faz coisas absurdas, denegrindo a imagem do ex-prefeito Geraldo Simões, assim como de toda sua família, a mando do dono da rádio Difusora, que é patrão do mesmo, o corrupto Fernando Cuma, que usa o poder da liberdade de imprensa para esconder suas falcatruas e inventar, denegrindo a imagem de seus adversários “políticos”.
Pedro Alcântara

Anônimo disse...

Primeiramente gostaria de parabenizar este blog, pois é muito bom, mas o que pretendo através disto é fazer um apelo a vocês que o dirigem, para dar alguma atenção sobre o caso da condenação do radialista Val Cabral que terá que pagar mais de 53 mil reais por ter prejudicado a candidatura da senhora Juçara Feitosa, nas últimas eleições municipais! Vocês por certo, defenderão o seu companheiro de impressa, mas gostaria de lhe retratar algo que a própria imprensa não tem conhecimento e não está divulgando que este cidadão, se utiliza e maqueia com a “liberdade de expressão” para esconder falcatruas dele e de certos políticos que existem aqui em nossa cidade! Quero que saibam, que não sou filiado ao PT e principalmente não tenho pretensões políticas, pois tenho horror a esse tipo de coisa, principalmente aqui no interior da Bahia. Sou apenas um leitor, eleitor e cidadão itabunense, que quer ver o bem desta cidade, e já estou cansado de ver tantas vergonhas, nesta cidade que é grande e vem demonstrando que de uns quatro anos para cá, vem decrescendo muito e está estacionada e sem desenvolvimentos. As únicas coisas que crescem aqui, é a fortuna de pessoas como Val Cabral, Cuma, Maria Alice, Raimundo do Caixão e Jorge Tomate! Lamento que este blog não tenha criticado o comportamento desse radialista que só sabe criticar o PT e pessoas de bem da nossa sociedade, como Geraldo Simões, que foi o maior prefeito da história de Itabuna. Por culpa desse radialista mentiroso e safado, a Dona Juçara Perdeu as eleições. Mas, ainda bem que a “Justiça tarda, mas não falha” e agora ele terá que pagar caro pela perseguição contra Dona Juçara Feitosa. E tomara que o Juiz o mande prende e que ele passe o resto da vida na cadeia.
Roberto Dantas de F. Silva
rodasil@bol.com.br

Anônimo disse...

É fácil perceber o quanto o radialista Val Cabral tem causado transtornos psicológicos entre os adeptos e militantes do PT e PC do B em Itabuna. Se, realmente, ele tiver metado da influencia que seus opositores o creditam, o seu poder de destruição de imagem é tão fabuloso, que logo ele deverá estar sendo transferido para uma rádio importante da capital baiana, para propagar denuncias sobre as mazelas e falhas de Wagner. Mas que Val Cabral detonou com a Jussara, isso é inquestionável. Por isso essa enxurrada de criticas que ele vem sofrendo nos blogs e jornais de Itabuna. Com certeza Val Cabral é o radialistas mais amado e odiado na região. Eu o admiro e ouço diarimente, porque gosto muito da forma irreverente e democrática do seu programa e muito mais, porque ele detona com o traidor e mentiroso cabeça de pitu Geraldo Simões... sangue de Cristo tem poder. Esse Val é massa!!!!

Anônimo disse...

VAL CABRAL É HOJE O QUE FOI NO PASSADO LUCÍLIO BASTOS E MILTON MENEZES. EU ERA FÃ DOS ANTECESSORES DE VAL CABRAL E POR ISSO ME SINTO FÃ TAMBÉM DESTE RADIALISTA DESTEMIDO, QUE ARREBENTA COM FALSIDADES E CINISMOS DE POLÍTICOS COMO O EX-PREFEITO GERALDO SIMÕES. SE NÃO FOSSE VAL CABRAL, JUÇARA IRIA PASSAR TODA A ELEIÇÃO SEM TER QUE EXPLICAR SOBRE O SUMIÇO DE UM MILHÃO E CEM MIL REAIS DAS DUAS CRECHES. ESTE E OUTROS EPISÓDIOS DE DENUNCIAS E CRITICAS DO VAL CABRAL O TEM REVELADO COMO O MELHOR RADIALISTA DA ATUALIDADE.
Carlos Mauro de Souza Brito

Anônimo disse...

Val Cabral é o melhor radialista nos dias atuais, apesar de receber criticas, não há um locutor com a bagagem dele. Somente ele tem mostrado resultado em formar opinião e corresponder aos interesses dos ouvintes que buscam informação, revelação, denuncia e opinião em comentários oportunois para questões que dizem respeito a realidade do dia-a-dia da comunidade.
José Monteiro Ramos

Anônimo disse...

O rádio itabunense mudou muito nos últimos tempos. Até a data em que se comemora o dia do radialista foi alterada. Mas sempre surgem boas "reposições" e por isso "monstros consagrados" como Vile Modesto e Orlando Cardoso estão sendo reforçados por excelentes profissionais como Val Cabral, Rivamar Mesquita, elington Ribeiro e Ricardo Bacelar! Este fato mantem o Rádio AM empolgante e apaixonante.

Anônimo disse...

Faço uso deste magnifico espaço para expressar minha saudação a todos que fazem da profissão de radialista, o alicerce para que seja edificada em nossa sociedade, a realidade do exercício pleno da democrática e da cidadania.
Em Itabuna, o rádio é seguramente o mais influente e penetrante veículo de comunicação. Diante disso, a responsabilidade social de informar, dentro de padrões éticos e morais, é maior que o próprio poder de propagação de suas ondas. Por isso, esta homenagem a estes profissionais da imprensa local, não só pela passagem do seu dia, mas em todos os dias que usam o microfone e ali, transformam suas vozes em instrumento de trabalho, que às vezes, por muitas vezes, incomodam.
Val cabral é um exemplo disso. Não só ele, mas tantos outros passaram por situações que denotam que alguns direitos ao exercício profissional, à liberdade de imprensa, informação e à livre expressão do pensamento, ainda precisam ser consolidados. Não bastam estarem garantidos, tem-se que efetivamente serem atuados.
O Rádio em especial, é ainda, pela própria realidade econômica e social do município, o grande centro de comunicação de massa e o principal responsável pela disseminação da temática ao povo itabunense. É alta a relevância do poderio da imprensa num instante como este em que passa tanto nossa cidade, quanto nosso Estado e o País; são os seus órgãos de comunicação, seja rádio, jornal, TV, internet, blogs, enfim, os veículos de comunicação e seus profissionais, que desvendam os episódios mais velados da história política, econômica e social. Numa atuação investigativa algumas vezes dotada de maior rapidez que a dos próprios órgãos oficiais, é capaz até mesmo de formar a opinião pública com o direcionamento que se apresenta mais conveniente aos seus interesses ou ao interesse da sociedade, pois sempre os incomodados serão, na maioria, os políticos ou os agentes públicos. Ora, se é público, já é notório que é de todos. Se a pessoa física, privada, se dispõe a ser figura pública, já admite esta condição de que todos os seus atos tem de ser expostos mesmo, menos o que tange sua vida estritamente privada e doméstica. Mas, esta não é bem a realidade de Itabuna, onde algumas figuras públicas, vivas ou mortas, ainda são consideradas ou se consideram "intocáveis", numa mediocridade absurda que emerge de mentes atrasadas, se não, doentias. E quem sofre o maior impacto destas mentes maliciosas, são os profissionais da imprensa e em especial, os radialistas mais diretamente.
Episódios absurdos e dantescos já foram registrados em nossa história, quando o radialista Val Cabral, foi arbitrariamente multado em 53 mil reais, por ter exercitado em sua profissão, o direito de informar e denunciar tentativa de manipulação do eleitorado, por meio de pesquisa falsa publicada para beneficiar a candidata Juçara Feitosa. A multa foi injustamente realizada sem nenhuma justificativa legal e com a mais repugnante forma de ação: o autoritarismo judiciário e arrogante, ainda com exemplos a serem impostos futuramente. Estamos longe de um exercício profissional livre ou, o menos comprometido e "amarrado" possível. Principalmente com relação ao rádio, que ainda se encontra em posses de figuras, justamente públicas. Que por conta, utilizam muitas vezes o tão importante rádio, para travarem as mais mesquinhas e reles intrigas e forjadas mentirosas "guerras". Neste campo de batalha, não bastando já o da labuta, há os radialistas, que no meio deste estúpido "fogo cruzado", como bons soldados, utilizam de suas armas e tentam, compreensivelmente, diante de tal realidade e perspectiva, revelarem-se essenciais na harmonização entre os atos da comunicação social e o irregular exercício do seu mister, que por submissão à ordens escusas, muitas vezes, podem ocasionar dano a outrem, sempre tendo em conta a relevância social do trabalho jornalístico.
Trabalho jornalístico este que muito incomoda, mas somente, aos "incomodáveis". Estes, que são os indivíduos que mais prejuízos podem causar à sociedade. São os covardes, os insanos, os delinqüentes que muitas vezes se escondem debaixo da couraça de sujeitos honrados, ilibados, de comportamento ético e cumpridores dos mais consagrados padrões de moralidade, enquanto dissimulados, intimidam, ameaçam, censuram, cessam direitos e até interpelam judicialmente radialistas, como forma de disfarçar suas ações rotineiras de total inobservância da legalidade. A apresentação da queixa é somente uma farsa que tenta dar uma conotação de só agem, dentro do Direito, enquanto verdade, por detrás, há uma atitude doentia e escabrosa, que o radialista Val Cabral sabe bem qual é. Por muitas vezes, Val Cabral sentiu-se em condições onde sua vida foi posta em risco, devido sua coragem de não se omitir de certas verdades. Ainda bem, que Val Cabral, enfrentou todos os dissabores com maestria, graças ao apoio Divino e o carisma do Povo. Mas prestem atenção, são sempre as mais detestáveis figurinhas, sempre com liames com a esfera pública, que assim agem.
Val Cabral por incontáveis vezes foi duramente repreendido, ameaçado e agredido por fazer o uso da expressão de seus pensamentos e da faculdade de informar aos soberanos (O Povo) dos desmandos dos sempre problemáticos, atores públicos, na maioria, governantes. Sempre, sempre, sempre, há um elemento público na questão. Em todo o mundo, que sempre teve pavor da imprensa, foram os políticos e os governantes. O grau de corrupção e bandalheira de um governo se mede, pelo grau de liberdade que é dada à atuação da imprensa. Quanto maior for o primeiro, farão com que o segundo seja o menor possível ou mesmo, nulo.
Val Cabral por ter exercido sua profissão para denunciar mazelas na última campanha eleitoral, foi proicessado e condenado, em nome e por ordens de uma (olha só, novamente) figurinha pública, e teve que agüentar situações que atingiram sua atividade como comunicador, pois teve suspensão temporária do seu programa.
Ser radialista em Itabuna é um perigo muito grande, é um risco tamanho que só os bravos corajosos e destemidos, conseguem manter-se. Aqueles que não agüentam o "tranco", são os meros locutores. Estes não correm riscos, riscos estes necessários. Pois onde não possa haver atividade intelectual, laboral e comunicativa livres, não se pode falar em democracia. E o pouco que se consegue de pluralidade de idéias, confrontos de opiniões, informações com fins sociais, mesmo com restrições, esta turma merece, no dia de hoje e sempre, as honras pelos bons serviços prestados à nossa comunidade, que são infinitamente superiores aos inegáveis excessos cometidos. Parabenizo todos os radialistas, em nome deste bravo profissional Val Cabral.
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br

Anônimo disse...

Quem nunca suspirou por um radialista e sua bela voz que atire a primeira pedra. Estes profissionais, que mantêm escondida sua identidade visual, emocionam e empolgam o ouvinte. Fazem suspirar as donas de casa. E entre um anúncio ou uma música conversam com o público, informam sobre a cidade, oferecem a música especial para o casal de namorados. Este é o trabalho diário do radialista que no dia 7 de novembro comemora com orgulho sua profissão. Rendo homenagens especiais aos nobres radialistas Rivamar Mesquita, Vily Modesto, Val Cabral, Nadson Monteiro, Orlando Cardoso, Geraldo Ribeiro, Marcelo Soares, Paulo Leonardo, Marcos Soares, Cacá Ferreira, J. Hage... dentre os demais!

Anônimo disse...

É o rádio quem mais rápido noticia os fatos do dia.
São os radialistas quem melhor interage com a comunidade.
Estes fatos me fazem parabenizar nossos nobres profissionais do microfone.
Registro aqui meu reconhecimento e parabenização aos melhores radialistas de Itabuna:
Nadson Monteiro,
Cacá Ferreira,
Vile Modesto,
Orlando Cardoso,
Ivan Moraes,
Gilvan Lima,
Gilson Alves,
Rivamar Mesquita,
Val Cabral,
Jota Hege,
Ray Nascimento,
Robério Menezes,
Fábio Lucuiano,
Fábio Roberto,
Oziel Aragão,
Geraldo Ribeiro,
Edelvan de Jesus,
Marcos Soares,
Osvaldo Bispo,
Luiz Abreu,
Jorge Eduardo...
talvez eu tenha esquecido de mencionar os demais e esta possibilidade sempre existe. Mas, acredito que os acima relacionados sejam os mais consagrados e que mais possuem relevãncia de audiência. Porém, expresso meus agradecimentos e meus parabéns para todos.
Professor Carlos Ribeiro

Anônimo disse...

E TEM SINDICATO DE RADIALISTA EM ITABUNA?
ACREDITO QUE ELE SEJA TÃO REAL QUANTO AS PERNAS DA SAMAMBAIA E OS CHIFRES DA CABEÇA DA BORBOLETA!

Anônimo disse...

SOU OUVINTE ASÍDUO DO RÁDIO AM, NÃO PODENDO DIZER QUAL SERIA A MELHOR EMISSORA JÁ QUE PROCURO SEMPRE OS MELHORES COMUNICADORES DE EMISSORA A EMISSORA. PARABENIZO ALGUNS DESSES PROFISSIONAIS QUE NÃO DEVEM NADA A OUTROS COMO DA CIDADE DE SALVADOR, SÃO PAULO, ETC.
CLARO QUE TERIA QUE APONTAR MEUS PREFERIDOS PROGRAMAS E COMUNICADOREES QUE SERVEM "NO MEU PONTO DE VISTA" COMO EXEMPLARES RADIALISTAS NÃO SÓ NA QUALIDADE DE PROGRAMA MAIS TAMBEM NOS PROCEDIMENTOS COM OS OUVINTES, QUE ACABAM LEVANDO A CERTEZA DE QUE SÃO VERDADEIROS E DE CERTA FORMA INDEPENDENTES DE POLÍTICOS. ESTOU FALANDO CLARO DOS RADIALISTAS MODELO, DOS PROFISSIONAIS EXEMPLO, QUE NOS DAR ALEGRIA, EMOÇÃO, SERIEDADE, CONSELHO, LIÇÃO DE VIDA,ETC., TUDO EXATAMENTE NA HORA CERTA E NO MOMENTO CERTO. ELES, RIVAMAR MESQUITA E ORLANDO CARDOSO, DOIS EXCELENTES AMIGOS DO RÁDIO, QUE LEVAM A NOTICIA COMO DEVE SER. APESAR DE NÃO CONHECER O JOVEM COMUNICADOR RIVAMAR MESQUITA PESSOALMENTE, DEIXO MEU CORDIAL ABRAÇO E PARABENS, JÁ QUE SEMPRE OUÇO BONS COMENTÁRIOS DE PESSOAS AO SEU RESPEITO, SENDO ASSIM, COMO OUVINTE ASSINO EM BAIXO A CAPACIDADE DO ATUAL COMUNICADOR. A ORLANDO CARDOSO, O CONHEÇO DE PERTO E TENHO A CERTEZA DO SEU DETERMINADO TRABALHO SINCERO PARA COM OS OUVINTES, JÁ QUE SOU TAMBEM UM DELES, DEIXO MEUS PARABENS E AGRADECIMENTOS DE POSUIRMOS COMUNICADORES ASSIM COMO OS TAL.

PEDRO DE JESUS SANTOS.