quinta-feira, 27 de novembro de 2008

MOSTRA DE PIERRE VERGER EM ITABUNA.

A partir de 28 de novembro, a cidade de Itabuna recebe a mostra de fotografias de Pierre Verger, através do projeto Giro das Artes Visuais – uma iniciativa da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade da Secretaria de Cultura. A abertura da exposição acontece com uma palestra às 19h, no Centro de Cultura Adonias Filho e a mostra permanece aberta ao público até 13 de dezembro, de segunda a domingo, das 9h às 20h.
A palestra será proferida pela pesquisadora Cláudia Possa, autora do texto que acompanha a mostra e no qual destaca a importância de Pierre Verger. O objetivo da exposição é fomentar uma reflexão sobre a fotografia de Pierre Verger a partir de perspectivas históricas e culturais em relação ao fazer fotográfico enquanto processo expressivo.
As 25 imagens utilizadas, pertencentes ao acervo da Fundação Cultural do Estado, foram adquiridas por ocasião da exposição inaugural da Galeria Pierre Verger, realizada em março de 1998, em Salvador, e que contou com curadoria de Célia Aguiar, então coordenadora da galeria.
.
África x Brasil

A obra de Pierre Verger tem um lugar de destaque na história da fotografia do século XX. A sua trajetória uniu de forma singular a experiência do fotógrafo de arte com a do etnógrafo e historiador cultural. Verger fotografou em todos os continentes, fazendo da própria vida solitária uma experiência limite. A matéria-prima de seu trabalho fotográfico é o cotidiano material, simbólico e imaginário dos homens das mais diversas culturas, tendo optado por retratar mais especialmente a cultura negra da África e do Brasil.
.
Giro das Artes Visuais, o que é?

O Giro das Artes Visuais é promovido pela diretoria de Artes Visuais da FUNCEB e começou em novembro de 2007, com três exposições diferentes em Juazeiro (Pierre Verger), em Valença (O Flagrante - Anízio de Carvalho) e em Porto Seguro (Art Zone, composta por obras do Museu de Arte Moderna da Bahia). Além de Juazeiro no ano passado, a coleção de fotos de Pierre Verger foi também exibida em março deste ano, em São Félix e de 29 de outubro a 13 de novembro em Porto Seguro. O projeto surgiu para integrar a política de descentralização da produção artística, promovendo a circulação da arte e, ao mesmo tempo, resgatando acervos públicos. O projeto conclui sua segunda etapa em Itabuna, completando quatro exposições que circularam por cinco cidades do interior.

2 comentários:

Anônimo disse...

Convido todos a visitar esta exposição e conhecer as imagens deste grande fotógrafo francês que escolheu a Bahia para viver.
Lindas imagens que levam a reflexão!

Anônimo disse...

Convido a todos para visitar esta exposição deste grande fotógrafo francês que escolheu a Bahia para viver.
Lindas imagens!
Julianna Torezani