quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ibicaraí será primeira da região a receber Fábrica de Chocolate


Ibicaraí será a primeira cidade da região cacaueira a ter implantada a Fábrica de Chocolate, projeto financiado pelo Governo da Bahia e BNDES.
.
Foi assinado, na manhã dessa quinta-feira (03), o convênio que oficializa a iniciativa entre a Prefeitura, Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Almada e Adjacência (COOAFBA).
.
O município receberá investimentos na ordem de R$ 2,3 milhões, beneficiando cerca de 300 famílias de agricultores familiares.
.
Além da assinatura do convênio, a solenidade foi marcada também pela doação de 50 quilos de sementes para os pequenos agricultores do projeto Feira Verde. A iniciativa, que atende 29 famílias, também foi beneficiada com a instalação de um sistema de irrigação por gotejamento, fruto da parceria entre a SEDIR, Prefeitura de Ibicaraí e Terwal Máquinas.
.
A fábrica
Com capacidade de produção diária de 600 quilos de chocolate e 127 quilos de nibis ou liquor, a Fábrica de Ibicaraí integra o projeto do governo baiano de agroindustrialização do cacau.

.
Ela será administrada pela COOAFBA, tendo o acompanhamento técnico de Raimundo Mororó e monitoramento da SEDIR e da CAR . Em contrapartida, o governo municipal efetuou a doação do terreno e colaborou com a elaboração do projeto. A previsão é que a fábrica comece a funcionar a partir de abril de 2010. Uruçuca, Itajuípe, Buerarema e Coaraci serão os próximos municípios contemplados

Um comentário:

eleitor grapiuna disse...

Aos cacauicultores de Ibicarai e região, Parabens, que essa fábrica seja um marco para a retomada da economia da região, no entanto, deve-se trabalhar, com poucos Diretores, voltados para o empreendimento e corretos, a fim de que não se repita o que aconteceu com o sistema COOPERCACAU.