De Paulo Barreto.
.
Durante 20 anos em Itapetinga, as eleições eram decididas entre o PMDB de Michel Hagge "GABIRABA" e o antigo PFL hoje DEM "BACALHAU". Essas duas representações políticas se revezaram no poder, mas aos poucos surgiam novas lideranças. Depois da vitória do PT na Bahia, o PT de Itapetinga ganhou força e surgiam algumas figuras até então poucas conhecidas.
O Partido dos Trabalhadores sabia da necessidade da massificação, os petistas André Dantas, Branco e Marcos Gabriele foram atrás, trazendo para o grupo Jorge Ferreira,Fernando Emerson e José Carlos Moura. Coube a Dantas, Branco e Fernando a responsabilidade de trazerem partidos que futuramente se aliariam para o pleito 2008. Com exceção do DEM, PC do B e PMDB os demais participaram do leque de diálogo, e na convenção essas novas figuras apresentaram um bloco de dez partidos, com o maior número que a coligação do DEM que ficou só e do PMDB que se aliou com mais quatro. Ironia ou não, o número 6 fez parte da maior diferença de votos em uma eleição já realizada nesta terra, 6.388.
O processo político deu uma lição nos que se intitulavam os grandes articuladores, pois tudo na vida tem que ter inovação, e aqueles que não se atualizam ficam para trás. Que essa política sirva de lição para muitos, pois a dinâmica e a humildade fez a diferença.
.
O processo político deu uma lição nos que se intitulavam os grandes articuladores, pois tudo na vida tem que ter inovação, e aqueles que não se atualizam ficam para trás. Que essa política sirva de lição para muitos, pois a dinâmica e a humildade fez a diferença.
.
Paulo Barreto é advogado e colaborador do blog.
8 comentários:
Amigos estive em Itapetinga hoje e percebir que a imagem do governador Jacques Wagner depois da sua visita a cidade, não é nada boa. Com as pessoas que conversei, sentir que a vitória do PT na cidade ocorreu mais pele desgaste de Michel de que pelo prestigio do governo. Haja visto que o prefeito eleito é um ex-carlista de carterinha. Não estranhe em 2010 o "pt" de Itapetinga sera Paulo Souto desde criancinha.
SOUZA,MORO AQUI EM ITAPETINGA E VC
ESTÁ COBERTO DE RAZÕES EM FALAR TUDO ISSO.TENHO CERTEZA QUE EM 2010 MUITOS QUE VOTARAM NO PT AQUI IRÃO VOTAR EM PAULO SOUTO.
Realmente o mundo dá muitas voltas, e na política não é diferente, eu acredito que toda essa reviravolta política em Itapetinga irá causar grandes mudanças na vida dos mais de 65 mil itapetinguenses de alguma forma, pois não dava mais pra aguentar o PFL/DEM e o PMDB se alternando no governo, já estava mais do que na hora de uma mudança acontecer e o povo provou isso nas urnas, numa eleição histórica José Carlos Moura, que perdeu na eleição passada com uma diferença um pouco maior do que 1700 votos, ganhou nessa de lavada com 6388 de diferença; esse número pode não parecer muito se compararmos com outras cidades, como Itabuna, por exemplo, onde a diferença foi de mais de 10 mil votos de diferença, então eu acredito que tudo o que está acontecendo em Itapetinga tem um propósito, até mesmo aquela ventania do dia 23 de setembro veio pra avisar a mudança nessa cidade.
Ah, o governador mandou pedir desculpas tá; José Carlos Moura disse a ele que ele estará desculpado se mandar um hospital de base pra cá, pois a saúde daqui morreu junto com gabiraba.
Na minha opiniao,independente de Partidos,hj,e em 2010,o que importa no momento atual é "A VITORIA DA MUDANÇA!E A JUSTIÇA PRA MTOS QUE FORAM ENGANADOS PELA ATUAL GESTAO!"
É realmente as pessoas estão mais coscientes e querem mudanças e com certeza José Carlos Moura juntamente com Edilson Lima vão fazer uma boa administração,com fé em Deus e tb não podemos deixar de lembrar de um nome muito importante que é do vereador eleito Chico Ferro Velho que tb contribuiu para essa vitoria, pois saiu do PMDB partido que o humilhou e o povo soube da a resposta elegendo ele para seu 5 mandato ao lado de José Carlos Moura e vão trabalhar em prol de uma Itapetinga de todos nós, parabéns Itapetinga.....
Novas lideranças tinham q surgir,e surgiu no momento certo.O futuro a Deus pertence,mas no momento coube a nós fazer a diferença,Branco,Fernando e André,parabéns.Q Deus abençoe essa caminhada.
ja estava quase na hora do povo de itapetinga colocar um mfim no modelo arcaido de trabalhr e gestao de cidades serem colocadas assim.na base do emprego facil e do investimen to de empresarios em camapanhas nulas.E justo idencitificar que o pt se favoreceu com O trabalho longo e forte de andre dantas,marcos gabrieli,branco,jorge bigode.e outros que me falham a memoria.justo ainda lembrar que os humilhados sao ''exautados''.gracas a DEUS que um verdadeiro esquerdista e seus colaboradores ventaram p o pt verdadeiro de itapetinga(digo Jorge ferreira)e com certeza e muitos outros como jose carlos,estarao firmes para governarem itapetinga.pena que mao branca nao estava contido ai.homem serio,justo,nao tem conteudo negativo.op processo de itapetinga foi bonito,reinterando que esta faltando seguranca na cidade,a pm sumiu,nao sabemos o que aconteceu.''demagogia demais''.
tomara que estes 4 anos sejam de vitorias.michel nao foi um mal prefeito,pecou com secretarios e fiscai que tratavam muito mal o povo.que jogaram o prestigio de uma depultada e de um otimo gestor publico por vaidades pessoais de secretarios injustos.agradeco a michel por muito ter feito,mas acredito que agora estamos em um novo caminho.e com relacao ao governador vagner,ele concerteza estara sabendo que ''humanos podem errar''
Neste sábado 11/10/2008, a paz foi reinterada em pró de uma administração garantida com o apoio do governo estadual e federal, em reunião execultiva entre os prefeitos do PT eleitos em toda a Bahia, com o Governador Wagner, foi selado o apoio, e as justificativas do pleito eleitoral.
Resumo: com esta integração entre o prefeito eleito José Carlos Moura e o governador Wagner, Itapetinga sai ganhando, o Gabiraba já está fora, Geddel perdeu a eleição, Rosemberg Pinto articulou e juntou os desagravos para melhor administrar as prefeituras formadas com a base aliada, principalmente onde o PT foi o vitorioso.
Viva o PT, viva a democracia.
A paz volta a reinar na política.
Postar um comentário