quinta-feira, 3 de julho de 2008

Qual a sua opinião sobre a Lei Seca?

A lei seca (11.705/2008), sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em junho, tem como objetivo punir com mais rigor os motoristas que forem flagrados com qualquer concentração de álcool por litro de sangue. O que você acha da Lei Seca? Envie a sua opinião.

Os comentários serão publicados .

3 comentários:

Anônimo disse...

Zelão Orienta:

Se vai dirigir não beba. Não mate e não morra... Seu Porra!

Anônimo disse...

Mais uma lei que pode cair direto no esquecimento... e a culpa, agora, é do chopp!

O Brasil é um país que adora uma novidade. Lei nova, então... parece liquidação de roupa em final de mês (quando todo mundo está sem dinheiro, sempre arranja-se algum para não perder aquela peça que custa apenas R$10). A mais nova onda é a tal da "Lei Seca". Mas, antes de se falar na aplicação dessa lei, vamos pensar um pouco sobre a Legislação de Trânsito como um todo... logo que o Novo Código Nacional de Trânsito foi sancionado, os motoristas foram obrigados a equiparem seus veículos com kits de primeiros-socorros e com novos extintores de incêndio. A forma pragmática com que essa lei foi "empurrada" para a população foi tão gritante que acabou caindo em desuso e depois revogada (pelo menos a do kit de primeiros-socorros). Nessa mesma época também todos os motoristas tiveram de readaptarem-se ao esquecido hábito de usarem o cinto de segurança. Também foram obrigados a esquecerem essa mania de falarem ao celular enquanto dirigem. E isso também chegou a ser praticado por algum tempo, mas depois todo mundo voltou a dirigir sem cinto e com o celular na mão. Outras tantas leis de trânsito também são imensamente desrespeitadas. Em Itabuna, motoristas não respeitam faixas de pedestres. Pedestres não se habituam a atravessarem somente nas faixas. Sem contar na grande quantidade de ciclistas e motociclistas que todos os dias disputam espaços nas vias públicas como se fossem eles maiores que outros veículos ou detentores da prioridade do direito de adentrarem qualquer "cantinho" da rua. E, assim, entre uma ultrapassagenzinha aqui, uma lei que não funciona acolá, pessoas perdem a noção não só da legislação em si, mas principalmente da capacidade que elas têm de serem "educadas" no trânsito, a confusão forma-se e não se sabe quem é vítima e quem é culpado.

É importante salientar que, se vai virar mais uma lei que não funciona, não se sabe. Mas, antes tarde do que nunca. Como já disse, a lei é nova, e isso causa uma euforia natural, principalmente para que sua aplicação seja sentida, ainda mais agora que todo mundo só fala nisso. Mas, depois, quando ninguém mais tocar no assunto, esquecem-se as blitz especialmente direcionadas para aplicá-las, esquecem-se os bafômetros especiais que foram adquiridos, esquece-se que beber e dirigir é crime e que pode dar cadeia. É isso. "É CRIME E PODE DAR CADEIA". Só que alguém vai realmente ser preso, julgado e condenado simplesmente porque tomou dois chopps e dirigiu? Como sempre, espera-se, na verdade, que aconteça alguma morte grave para que as pessoas se lembrem do iminente perigo que é, não só misturar álcool e direção, mas também agir no trânsito como se fosse ele um 'samba do crioulo-doido'.

O trânsito realmente estressa. Mas o que mais estressa é a falta de educação das pessoas.

Anônimo disse...

Espero que realmente seja cumpirida e não caia masi uam vez em esquecimendo como muitas outras leis!

beijos