quinta-feira, 13 de agosto de 2009

OS EXEMPLOS DE MEU PAI

Muito comum aos filhos tecerem loas às virtudes e qualidades de seus pais, quase sempre procurando fazer um paralelo entre as vitórias e conquistas destes, com as suas próprias, principalmente quando estes primeiros tiveram algum tipo de relevância na história.
.
No meu caso, apesar de meu Pai não ter tido tempo de ter conseguido algum tipo de "vitória histórica", vez que faleceu ainda muito novo, mesmo assim, existiram pequenas vitórias, conquistas e lições, estas no contexto mais intimo, que sempre me serviram de paralelo, e incentivo, para as minhas próprias.
.
Lições como a perseverança, a força de vontade e a gana. Qualidades passadas através do mais importante dos meios, o exemplo. Exemplo de, mesmo debilitado pela hemodiálise, trabalhar viajando pela Bahia. Exemplo de não fazer sentir no eu, ainda mulecote, a mudança da nossa situação econômica, em virtude de sua doença. Exemplo da forma sempre correta e digna de viver.
.
Lembro-me das vezes que, antes de ir ao Colégio, deixávamos meu Pai, o Beto "Parafuso" (carinhoso apelido obtido por conta de sempre ter trabalhado no ramo de autopeças), no Hospital Calixto Midlej para as, sempre dolorosas, sessões de hemodiálise e, quando íamos buscá-lo, escondendo a debilidade que se encontrava por conta da sessão, já vinha conversando sobre o assunto do momento.
.
Conversávamos na maioria das vezes sobre história. Mas não apenas a história passada, mas sobre a história que se construía, sobre o hoje e seus atores políticos. Conversávamos muito sobre a política municipal e nacional, conversávamos sobre a forma como se fazia e como se faz a política.
.
Ele me mostrava, sempre através de exemplos, que através da política, era perfeitamente possível se sonhar em mudar uma Cidade, um Estado, o País, e isto, através da eleição de representantes comprometidos não com seu próprio "projeto de poder", mas com um projeto que viesse a melhorar a vida de todos.
.
Ele me fez conhecer a figura de Otávio Mangabeira, cujo exemplo, de que através da educação se conseguiria "tornar o lugar onde vivemos um lugar melhor no mundo", fez virar realidade o maior e mais revolucionário projeto educacional da História do Brasil: o Centro Educacional Carneiro Ribeiro (conhecido por Escola Parque), concretizando as idéias do educador Anísio Teixeira, e que, como exemplo de que existem políticos sérios e que não roubam, saiu do governo do Estado sem ter nem mesmo onde morar.
.
Sim, existiram e existem políticos assim, e lembro de outro exemplo trazido pelo meu Pai, de político preocupado não apenas com "um projeto de poder", mas com o povo, e este político felizmente ainda está vivo.
.
Este é Pedro Simon, Senador que além de destacada atuação na salvaguarda da moralidade política nacional (vide os últimos acontecimentos), faz parte da Comissão que estuda as causas estruturais e conjunturais das desigualdades sociais, apresentando soluções legislativas para erradicar a pobreza, a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.
.
E hoje, diante dos absurdos exemplos que nos são mostrados através da atitude de um Presidente do Senado Federal, que "acha normal e corriqueiro", ter atendido ao pedido de uma neta, e empregado o namorado desta. Que confunde o privado com o público, é que vemos o quanto nos faz falta alguém que nos dê o exemplo.
.
Devemos lembrar que ano que vem, é ano eleitoral, e se não há político disposto a dar o exemplo; e punir àqueles que se utilizam do poder que outorgamos, em proveito próprio; que nós, o povo, lhes mostremos, através do voto, o nosso exemplo e a nossa indignação. Saudades de meu Pai e de seus exemplos.
.
Allah Góes é Advogado Municipalista, articulista do Jornal AGORA. E-Mail allah.goes@hotmail.com

3 comentários:

Osvaldo Palmeira disse...

O Senador Pedro Simon possui dupla personalidade política, uma em Brasília com seus discursos sobre a honestidade e a ética, e outra no Rio Grande do Sul onde defende o governo corrupto da tucana Yêda "Cruzes". É este o político de destacada atuação na salvaguarda da moralidade política nacional?

Anônimo disse...

" T R I S T E B R A S I L "
PEDRO SIMON SE TORNOU O INIMIGO Nº 1 DO pt, O MOTIVO? O DE SEMPRE
QUEM NÃO REZAR NA CARTILHA DO lula
NÃO PRESTA, O color SABENDO DISSO VOLTOU E SE AGARROU AO PRESIDENTE
E AGORA FAZ PARTE DO QUINTETO MAIS FAMOSO DO PAÍS, ÃO ELES:
lula, sarney, jader, renan e color.
O TRISTE E VERGONHOSO EM TUDO ISSO
É QUE ESTÁ VALENDO A PALAVRA DO color, AGORA É ASSIM, QUEM MANDA
E DECIDE QUEM É PESSOA DE BEM OU
PILANTRA É ESSE QUINTETO DESCLASSI-FICADO E SEM MORAL.

Anônimo disse...

Conselho de pai é sempre muito bom.O meu era meu herói de verdade e minha mãe,minha fada madrinha.Hoje,só saudades imensas e um esfôrço sobrenatural prá sobreviver no meio de tanta gente mau caráter.Também sigo os ensinamentos que sempre tive deles,que jamais aprovariam em mim um carater que deixasse alguma dúvida.Oportunismos e canalhices na política e fora dela,jamais teriam acolhida em nossas vidas.Deve ser por isso que me decepcionei mais com o PT que os próprios petistas.Eleitora saudosa.