domingo, 23 de agosto de 2009

O cenário político pede a Geddel muita cautela

Se Jaques Wagner conseguir viabilizar a entrada do PDT no seu governo quem sairá perdendo será Geddel Vieira Lima (PMDB), pois existia um acordo “formal” entre ministro da Integração Nacional e o presidente estadual do PDT, Severiano Alves. Neste acordo, o PDT indicaria o vice na chapa de Geddel e, em caso de vitória, o PDT ficaria com a Secretaria de Educação. Cogitou-se até o nome de senador João Durval (PDT) para ser o vice do candidato do PMDB.

O PR também estava bastante próximo de participar da chapa de Geddel, neste caso César Borges seria candidato ao Senado na chapa com João Henrique. Durante a semana, o DEM “ameaçou” Borges, caso saia candidato na chapa peemedebista. O DEM lançará a candidatura de ACM Júnior.

Em função deste conjunto de fatores, o ministro Geddel teve mais ônus que bônus do rompimento com o governador Wagner. O líder do PMDB teve uma perda “política” bastante significante. Por conta disso, poderá ficar sem o PR e o PDT.

Nos bastidores políticos já se comenta que Geddel está procurando um “vice”, pois o mesmo considera que em 2010 o PDT ficará com Wagner. Segundo informações, Robério Oliveira (PRTB) foi convidado para ser o “vice”. O prefeito de Eunápolis ficou animado com o convite, pois ele está no segundo mandato e não poderá ser candidato novamente em 2012. Sendo ele vice de Geddel, poderá ter mais estrutura para conseguir eleger sua esposa, Cláudia Oliveira deputada estadual, em 2010.

Em todas as pesquisas realizadas, o nome de Geddel aparece na terceira colocação. Ele continua muito atrás de Paulo Souto e Wagner. Mas, falta muito tempo para eleição – um ano para o lançamento das candidaturas – e pesquisa é muito mutável. É essencial entender os vetores em jogo e avaliar a dinâmica e participação dos mesmos.

O PMDB tem um tempo de TV e Rádio bastante expressivo, algo em torno de seis minutos. Por isso, Geddel poderá “cativar” o eleitorado durante a campanha e ter um crescimento que lhe der condição de ir para o segundo turno. Caso contrário, o seu apoio poderá ser bastante “decisivo” nessa segunda etapa das eleições baianas.

Entretanto, existe o risco da próxima campanha ficar polarizada entre Paulo Souto e Wagner. Neste caso, muito provavelmente acontecerá o “voto útil”. Consequentemente, Geddel poderá tem uma votação pífia. Está comprovado que o eleitor brasileiro não gosta de “votar para perder”; ele prefere trocar de candidato durante a eleição para não “perder o voto”.

Portanto, o Ministro Geddel Vieira Lima tem que ter bastante cuidado para não sair desta eleição menor do que entrou. Pois é fato que a partir de 2011 ele não volta mais para o Ministério. Sem a “caneta” e mandato, será difícil ele manter sua “força política”.

Assim, estou convicto que as eleições do próximo ano serão bastante interessantes, sobretudo pelo fato de serem as primeiras sem a participação do ex-Senador ACM. Por conta disso, o eleitor mostrará quem realmente tem força política na Bahia.

João Matheus Feitosa*
Administrador do Blog " Políticos do sul da Bahia".

14 comentários:

Anônimo disse...

Muita cautela mesmo, mas o PDT ja era, fechou com o Governador...O Ministro esta num mato sem cachorro...arrotou valentia e na hora H pode ficar de mão abanando....

cidynha disse...

gostei muito do seu cometario éssa é apura verdade!

Anônimo disse...

João MATEUS, SOU LEITOR DESTE BLOG E ATÉ GOSTARIA DE ME IDENTIFICAR MAS PREFIRO O ANONIMATO PARA LHE PARABENIZAR PELA ANÁLISE CONSCIENTE E REAL DA SITUAÇLÃO DE UM PARTIDO QUE TINMHA TUDO PARA DECOLAR MESMO NO FUTURO PRÓXIMO MAS A PREWCIPITAÇÃO DE SEUS DIRIGENTES DEVERÁ DAR OUTRO RUMO AO PARTIDO.
UM ABRAÇO

Anônimo disse...

UM ÓTIMO ANÁLISE JOÃO, MAS ACHO QUE O GEDDEL FEZ A COISA CERTA, NEM SEMPRE A LÓGICA DÁ BONS RESUL-AOS NESSA ATIVIDADE, BASTA OLHAR AS TRAPALHADAS QUE O ACM JÁ NA VIDA, NO ENTANTO TODO MUNDO ACHAVA ELE TINHA PARTE COM O DIABO, TAMA-HO ERA OS RESULTADOS POSITIVOS DAS SUAS ESCARAMUÇAS, APESAR DE TUDO AINDA ACHO QUE O wagner/pt SAIU PERDENDO MAIS QUE O GEDEL, O GOVER-NADOR PODE ATÉ SAIR VITORIOSO EM 2010, OU MESMO O PAULO SOUTO VECEN-DO E O GEDEL O MAIOR PERDEDOR DOS TRÊS, AINDA ASSIM QUEM TERÁ ENGULI-
DO MUITO MAIS SAPOS SERÁ O wagner,
SÓ O FATO DELE TER SE AMPARADO EM CARLISTAS HISTÓRICOS JÁ É UMA GRAN-DE DERROTA.

Anônimo disse...

Pois eu,sinceramente,nuca pensei que eu fôsse capaz de elogiar alguma atitude de algum peemedebista,mas Geddel foi corajoso e não se acovardou como esse cretino do Mercadante,que como disse meu irmão(desculpem as palavras chulas)"Mercadante peidou na farofa",num ato de total covardia. Não foi outra coisa e Geddel mostrou que tem personalidade e cá entre nós...se danar todo por causa de um governador Wagareza como este,que de nada adiantou prá Bahia?Eleitora corajosa

Anônimo disse...

EU VOU VOTAR EM GEDEL, PORQUE NA UTIMA ELEIÇÃO EU VOTEI EM WAGNER MAIS ELE NÃO MOSTROU UM BOM TRABALHO: A VIOLEÇIA AUMENTOU, ELE TRAIU OS PROFESSORES E CHAMA OS POLICIAS BAHIANOS DE VAGABUNDOS NO ENTANTO FOI OS PROFESSORES E POLICIAS QUE CONTRIBUI PARA A SUA VITORIA. RESUMINDO EU CONSIDERO O GOVERNO DE WAGER UMA MENTIRA OU UMA COISA INEXISTENTE...

Anônimo disse...

A Bahia tem 400 municipios, o pmdb
administra praticamente um terço dessas prefeituras, ou seja, mais de 100, o pt administrava 60, isso antes das cassações uma vez que é o partido campeão em prefeitos cassados por trambicágens, tem outro fator que os amigos e amigas estão esquecendo, as adesões que o wagner acaba de engolir, são justa-mente de carlistas históricos, ora se o SERRA disparar nas pesquisas o que nos garante que esses carlis-tas e os outrora gedeistas afunda-rão com o wagner, se tem uma coisa que esses novos amigos do pt não gostam é de se arriscar, concordo com a ELEITORA CORAJOSA.

Anônimo disse...

Eu acho que peidou na forafa foi GEDDEL,sainado da vaca leiteira do governo, cada dia que passa mais politicos se afastam dele, por que sabem que com ele não vão a lugar nennum. Como já javia comentado anteriormente. GEDDEL e o PMDB vão perder as eleições e ficar a ver navios... rsrsrsrs
Com o apoio do PDT e outros partidos. WAGNER novamente no primeiro turno... rsrsrsrs
Tres candidatos, um pior que o outro, mas o menos pior. WAGNER... rsrsrsrs

A MARCA DO ZORRO disse...

Como dizia Marques de Lisboa: O VERDADEIRO LIDER NÃO É AQUELE QUE TEM ATRAS DE SI, SUBALTERNOS SEM CONTA ( o Governo do Estado com todas as suas secretarias e autarquias) MAS AQUELE, EM QUE MAIOR NUMERO O SEGUE. (Geddel, não tem cargos, mas tem liderança!!!).

Carlos Henrique Palma disse...

Prezado João;

É óbvio sua linha de raciocínio, porém fui hj em Santo Antônio de Jesus no Encontro do PMDB é lá estavam 31 prefeitos tanto do recôncavo, Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá, além de municipios distantes e os discursos reafirmam uma monstruosa insatisfação com o letárgico Gov.Wagner, na semana passada estive em Salvador fazendo alguns exames médicos e peguei ao todo uns 06 taxistas, e ao perguntá-los, os mesmos eram taxativos aqui em Salvador TAXI, POLICIA E PROFESSOR não vota em Wagner, então João muita água ainda vai rolar antes da eleição.
Um abraço, espero ter contribuido.

Anônimo disse...

O ministro Geddel Trabalho está bem nas pesquisas, lembre-se que Wagner nas eleições passadas nem tinha 6%. Em relação a polarização e debandada de voto eu não acredito que isso ocorra, pois em primeiro lugar há segundo turno e em segundo é que todos os três candidatos são fortes, tem muito apoiadores, bases políticas enormes, não são aventureiros. Geddel tem poder de mobilização, sua militância é compacta e por incrível que pareça não é mercenária como a do PT que vai por cargos no governo, esses parceiros são perigosos porque podem trai-lo a qualquer momento. O espelho para as próximas eleições ao governo do Estado é concerteza a eleição municipal de Salvador, porém qualquer cenário poderá ocorrer, inclusive Wagner ficar de fora do segundo turno.

Anônimo disse...

Anônimo das 18:17, você não enten- deu o espírito da coisa, a nossa amiga está se referindo aos vexa-mes que certas pessoas passam por ter que engolir suas bravatas, ao
contrário da atitude do Geddel, is-
so não quer dizer que lá adiante ele não faça o mesmo que o ridícu-lo do mercadante, isso virou moda no pt, lembram-se do valter pinhei-ro? alguns anos atrás o lula fez o mesmo com ele, engolia tudo que fa-lou ou seria expulso do partido, o que aconteceu? ele ficou é claro, a Heloisa Helena e os demais se
mandaram e ele ficou lambendo as botas do lula, agora fica um monte de iludidos dizendo que no pt é diferente, é nada, é ainda pior que nos outros partidos, se engana quem pensa que existe algum petis-mo, o que existe na verdade é um lulismo fanático, completamente o contrário do carlismo, o primeiro não transfere voto, essa história que ele elegeu o wagner lerdeza é pura lenda, quem elegeu o lerdeza foi as 120 prefeituras do pmdb com o Geddel, o segundo sim, mesmo de-pois de morto o ACM não só transfe-
re votos como manda no governo do lerdeza, o resto é conversa mole pra boi dormir.

Anônimo disse...

EM ITAPETINGA NINGUEM VOTA MAIS EM GEDDEL

Anônimo disse...

ATUALMENTE RESIDO EM sAO PAULO, MAS NASCI EM SANTA LUZIA É TRISTE SABER A REAL SITUAÇAO QUE A MINHA CIDADE SE ENCONTRA HOJE. NADA MUDA;E SE MUDA E PRA PIOR SE ESTIVE AINDA MORANDO LA, JAMAIS TERIA ALCANÇADO MEUS OBJETIVOS;ESTUDAR EM UMA FACULDADE E TER UM EMPREGO, POIS OS GOVERNANTES DE SANTA LUZIA SO QUEREM PARA SI PROPRIO