segunda-feira, 1 de junho de 2009

Pesquisador da CEPLAC participa de reunião na Colômbia a convite da ABC

Atendendo convite da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o pesquisador do MAPA/CEPLAC e Chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC), Adonias de Castro Virgens Filho, participará de uma reunião em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 6 e 8. O evento visa a discussão de uma proposta de cooperação técnica para continuidade do trabalho prestado pela CEPLAC, através da ABC, à Cadeia Produtiva da Borracha da Colômbia, além de discutir parcerias para as pesquisas em cacau.
.
A iniciativa decorre do interesse mútuo na realização de pesquisas, treinamento de pessoal e intercâmbio de material genético entre ambos os países latinoamericanos. A Colômbia demonstra vontade de obter clones de seringueira resistentes ao mal-das-folhas, enquanto o Brasil tem interesse em clones de cacaueiro resistentes à monilíase, além do treinamento de técnicos em plantações de cacau, onde existe esse problema, a fim de se especializarem na realização de prospecções para monitoramento das áreas indenes de cacau da Amazônia, Bahia e Espírito Santo.
.
No mês de janeiro do próximo ano, a CEPLAC vai enviar à Costa Rica, na América Central, dois pesquisadores para treinamento em pesquisas sobre monilíase, a fim de participarem de um amplo projeto, visando ao controle dessa grave enfermidade que, felizmente, não existe nas plantações brasileiras de cacau.

Nenhum comentário: