sexta-feira, 26 de junho de 2009

O FUTURO PRESIDENTE DO PT SERÁ SINDICALISTA!

O PT tem como vetores constituintes principais, militantes da esquerda dita revolucionária, dos anos 60/70 e sindicatos, depois organizados em torno da CUT. A hegemonia na direção do PT ficou sempre com a esquerda-r, após Lula passar a presidente de honra, descolando-se da direção operacional do partido. A bancada federal do PT sempre se distribuiu entre estes dois vetores, com uma ou outra exceção, de intelectual.

Com o mensalão, a direção de esquerda-r sofreu forte abalo, desde o ex-presidente José Dirceu até o presidente da época, José Genoíno. Com isso, o vetor sindical assumiu o comando do PT com o deputado Ricardo Berzoini, ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Agora, o PT decide quem será o novo presidente. Inevitavelmente será do vetor sindical. José Eduardo Dutra foi presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe (Sindimina) no período de 1989 até 1994 e dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores (de 1988 até 1990). É candidato de Lula e do atual presidente.

A hegemonia sindicalista afirma o viés social-liberal (bolsas), social-democrata-trabalhista e corporativista do PT. As concessões à esquerda-r estão cada vez mais concentradas na política externa, de forma a lhe dar discurso, embora afetem tantas vezes a imagem do país.
.
Do "ex-blog de Cesar Maia".

Um comentário:

Anônimo disse...

Até hoje os meos antigos companheiros só são gente enquanto é sindicalista depois...
Tanto que conseguiram dividir nosso partido e mostrar que são iguais ou pior que os outros em todos os sentidos.
Tomei vergonha e me sair disso a tempo.