Ontem, dia 1º de julho, finalizou-se a 1ª Conferência Municipal de Educação da cidade de Buerarema. As discussões ocorreram desde o dia 29 de junho, tendo como pauta principal o avanço da qualidade da educação bueraremense.
.
.
Porteiros, merendeiras, docentes, serviços gerais e todos envolvidos diretamente com a educação no município, somado a representantes da comunidade geral, se empenharam durante três dias de intensos debates, aprendizado e contribuições.
.
.
Esta conferência, vale dizer, faz parte de uma iniciativa do governo federal que intenta dar voz de mudança à sociedade organizada e da ação de coragem da Secretaria de Educação de Buerarema, na pessoa da Secretária de Educação, Indaiara Célia da Silva. Entretanto, não sejamos ingênuos para chegar a acreditar que as mudanças ocorrerão como que naturalmente.
.
.
Tem-se plena ciência de que as lutas para alcançar as propostas aprovadas pela plenária demandarão muito mais força argumentativa e poder de influência do que o exposto durante a Primeira Conferência Municipal de Educação de Buerarema.
.
.
Para isso, foram eleitos 4 (quatro) delegados que representarão a vontade dos profissionais da educação da cidade. Entre os tópicos propostos foram tocados temas tais como valorização dos profissionais que estão envolvidos com a educação, melhoria dos espaços físicos das escolas, valorização e respeito aos discentes, materializado em investimentos satisfatórios.
.
.
Sob um viés de concepção sistêmica, a educação foi debatida e compreendida como que necessitando de ações que exijam a articulação/colaboração entre os entes municipal, estadual e federal, criando, verdadeiramente, um sistema de educação nacional. Entendeu-se que somente com uma articulação deste nível é que se poderá alcançar as mudanças necessárias ao nosso Brasil.
.
.
João Lins
Estudante de Psicologia - FTC
Estudante de Psicologia - FTC
Um comentário:
A única coisa que o prefeito merece ser aplaudido foi muito bem feito mesmo.Deve está vendo que vai voar quer mostrar um serviço.
Infelizmente tenho que elogiar esse forasteiro.
Postar um comentário