sábado, 25 de julho de 2009

ITABUNA, QUEM TE AMA, RESPEITA TEU POVO !!!!

A nossa cidade abrigou a princípio sergipanos, árabes e gente de toda parte da terra. Gerou filhos, netos, bisnetos e tataranetos, adotando também sem discriminação todos aqueles que optaram por aqui morar ou aqueles que por determinação superior e exigências diversas tornaram-se itabunenses.
.
Ficou conhecida pela determinação e a saga dos seus desbravadores, que construíram à beira do Rio Cachoeira uma cidade próspera que ao longo da sua fundação enfrentou e superou inúmeras crises.
.
Neste 28 de julho de 2009 completaremos 99 anos de reconhecimento oficial como cidade. Estamos atravessando inúmeras dificuldades conjunturais como os demais grandes municípios da Bahia e do Brasil.
.
Neste momento chamo atenção para os índices de violência urbana, sucateamento da saúde pública, que já foi referência com níveis de excelência, as denúncias de corrupção e malversação de verbas públicas, com a falta de saneamento básico e urbanização e lixo nas ruas. A desassistência gera uma situação de abandono, principalmente aos moradores dos bairros mais carentes, com a total falta da aplicação de políticas públicas capaz de melhorar as condições mínimas de vida desses munícipes. A juventude é alvo e vítima, pois a falta de perspectiva com a geração de emprego e oportunidades coloca nossos jovens na condição reconhecida de baixa estima.
.
A atual administração municipal segue fielmente o mesmo ritmo da anterior, sem nenhum plano político administrativo que retome o crescimento. Não credencia o município junto aos governos estadual e federal no sentido de oportunizar a utilização de inúmeros investimentos sociais, apresentando projetos que solucionariam grande parte das nossas carências, puramente por falta de uma visão estratégica de como gerir os recursos públicos, objetivando a melhoria da qualidade de vida da nossa população.
.
O município carece de um plano de desenvolvimento econômico sustentável, capaz de atrair novos investimentos e consolidar os já existentes, na busca de novos postos de trabalho, aliando-se aos grandes projetos previstos a serem implantados na nossa região, tais como: Aeroporto Internacional, Porto Sul, Ferrovia, Infet e a duplicação da BR 415 – Itabuna/Ilhéus, não esquecendo da reivindicação de implantação de uma universidade federal.
.
Por tudo isso, é que neste momento de festa e de alegrias pela história, também de tristeza pelo descaso e desprezo, precisamos dar um presente a aniversariante, com certeza, o mais necessário para este momento, o chamamento para uma mobilização e cobrança de realizações, uma exigência para a sobrevivência e retomada, um não a omissão e o total compromisso das lideranças, sejam políticas, religiosas, empresariais, trabalhadores, artistas, intelectuais e outros seguimentos. Vamos reconstruir nossa terra!!!!!!!!.
.
Luís Sena
Professor, sindicalista e ex-vereador.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sena,Itabuna precisa de você.És um ótimo político...faz falta,na câmara de vereadores!!!

Agent Man.