sexta-feira, 17 de julho de 2009

Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia – ARISBA

Alunos da Escola Municipal Professor João Arbage – Almadina.


Joerlane Aquino, Roni Oliveira , Carlos Alberto , Charles Alexandro e Leandro. Evento ocorrido em Almadina.


A Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia – ARISBA gerencia a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos da Região Sul, com o objetivo de cumprir a Lei 9.974/00 que determina que os revendedores gerenciem o local onde os agricultores têm que devolver esse tipo de vasilhame.
.
A gerente da Central é Joerlane Aquino, graduada em Administração com Formação na Linha de Gestão Ambiental – UNIME/ Facsul.
O INPev - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, representa as indústrias fabricantes de defensivos agrícolas e tem por obrigação gerenciar todas as Centrais do Brasil.
.
No dia 18 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Campo Limpo (evento que ocorre a nível nacional), data em que busca-se chamar à atenção para a importância da preservação do campo. Todos os anos são realizados concursos de desenho (1ª a 4ª série) e redação (5ª a 8ª série), com o objetivo de disseminar informações sobre a importância do uso correto e seguro de agrotóxicos e o descarte corretos das embalagens vazias deste produto. Para isso são realizadas palestras e treinamentos, seguido de debate, e posteriormente é aplicado o concurso para os alunos.
.
.
Essa semana ( de 13 a 16 de julho) foi realizado em Almadina esse trabalho, onde foram inseridas no processo 8 Escolas do campo e 3 escolas da zona urbana.
Participaram do concurso de desenho 91 alunos das escolas do campo e 269 alunos da zona urbana, já do concurso de redação participaram 382 alunos da Escola Municipal Professor João Arbage. Tendo assim um total de 742 alunos.
.
Esse mesmo trabalho foi desenvolvido na zona rural dos municípios de Itabuna, Gandu e nas Fazendas Reunidas Vale do Juliana que fica localizada no município de Igrapíuna. De 20 a 23 de julho de 2009, será desenvolvido na zona rural de Camacan.
.
.
O objetivo de informar aos estudantes sobre o assunto, está ligado ao fato de alguns viverem no campo e ainda a importância de preservar os recursos naturais, para garantirmos um meio ambiente equilibrado, não poluído... porque se não preservarmos o meio ambiente estaremos comprometendo nossa saúde.

Um comentário:

Kátia disse...

Esse tipo de trabalho só tem a engrandecer nossa região. O meio ambiente tem sido a palavra de ordem, devido aos diversos impactos que este tem sofrido nos últimos tempos, impactos estes que têm sido provocado pela ação humana.

Vamos preservar nossos recursos naturais!!!