quarta-feira, 9 de abril de 2008

Divórcio entre PMDB e PT

Essa saída do PT da prefeitura de Salvador pode significar o inicio da quebra da aliança entre os dois partidos, PT e PMDB aqui na Bahia. Ninguém se iluda que com essa possibilidade, é claro que todo mundo agora pelo menos no lado do PT vai dizer que não houve trauma e esperamos nos encontrar no 2º turno e tudo vai continuar caminhando normalmente. Porém, não vai não, uma prova disso é que ontem inclusive os petistas foram impedidos de entrarem na secretaria de saúde, é claro que isso mostra além das declarações do Ministro Geddel Vieira Lima e de Lúcio Vieira Lima, presidente do PMDB na Bahia, mostra que eles ficaram profundamente incomodados com a forma com que o PT se retirou da administração do prefeito de Salvador João Henrique, e com a perspectiva de lançamento de uma candidatura própria à prefeitura de Salvador.
Haverá o troco sim, tanto nas eleições municipais quanto com a perspectiva da eleição de 2010 ou reeleição de Jacques Wagner. O PMDB não se sente mais um parceiro afinado e combinado previamente de caminharem juntos em 2010, portanto, o PMDB fica com o leque aberto para apoiar uma candidatura dos democratas ou mesmo conseguir que os democratas apóiam uma candidatura do PMDB, no caso de Geddel Vieira Lima ao governo da Bahia em 2010. E ninguém se surpreenda se o PMDB no 2º turno das eleições municipais de Salvador chegar a apoiar ACM Neto, se for o caso, se chagar ACM Neto ao 2º turno e João Henrique não. Ninguém se surpreenda com isso, a possibilidade é real e em políticas as coisas caminham assim.
Houve uma quebra importante na aliança que se construiu em Salvador e também foi fundamental para a eleição de Jacques Wagner, seja concedendo tempo na televisão a ele, seja abrindo espaço no interior e seja acreditando na campanha dela quando Jacque Wagner ainda perdia nas pesquisas por uma quantidade de intenção de votos muito grande para o então governador Paulo Souto.
Aqui em Itabuna provavelmente haverá a coligação entre o PMDB e o DEM, sendo o Capitão Fábio o cabeça da chapa.
E não se assuste se em 2010 haver a coligação entre esses dois partidos, Paulo Souto candidato ao Senado e Geddel ao governo do estado, aí ficaria muito difícil à vida do PT.
João Matheus

Nenhum comentário: