quinta-feira, 30 de abril de 2009

ENTREVISTA ! " - Está tumultuado, meio sem rumo, porque herdou uma verdadeira tragédia administrativa deixada pelo ex-prefeito Fernando Gomes."

Marcel Leal.
.
Este Blogueiro entrevistou no último final de semana o proprietário da rádio “Morena FM” e do Jornal “A Região”, Marcel Leal. A entrevista está bastante polêmica.
.
Na entrevista Marcel fala sobre a morte do seu pai, Manuel Leal, da briga com a Rede Globo, da eleição do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), da sucessão estadual de 2010, dentre outros assuntos.
.
Abaixo a entrevista.
.

Blog. O que te deu força para assumir o comando do Jornal “ A Região” , após o seu pai, Manuel Leal, ser cruelmente assassinado?
.
Marcel Leal - Primeiro, a convicção de que os mandantes (que todo mundo sabe quem são) não poderiam ser “premiados” com o fim do jornal. O crime foi justamente para calar o A Região. Segundo, o jornalismo sempre esteve no meu sangue. É uma paixão minha. Tanto que foi a “Morena FM” quem teve a ousadia de colocar, pela primeira vez na Bahia, um noticiário completo no FM, o Jornal das Sete.
.
Blog. E como foi assumir o jornal naquela circunstância?
.
ML - Muito difícil. Além do enorme impacto emocional, tinha que manter o mesmo espírito do jornal que meu pai implantou. Isso não é fácil quando se tem uma equipe ameaçada de morte (não sabíamos se outros assassinatos ocorreriam).
.
Blog. Qual foi o maior desafio encontrado?
.
ML- Manter este espírito e enfrentar o esquema montado pelo governo Paulo Souto para abafar o assassinato de meu pai, além da sabotagem econômica promovida pelos mandantes, ameaçando anunciantes. O delegado enviado para “investigar”, na verdade, manipulou o inquérito e só não conseguiu incluir um bode expiatório para encerrar o caso porque descobrimos e denunciamos. Foi uma luta diária contra gente poderosa, rica e impune.
.
Blog. Seu pai foi assassinado em 1998, entretanto, até o momento não tem nenhum acusado preso. Qual é seu sentimento diante dessa situação?
.
ML- Tem um dos acusados preso sim, o policial civil Monzar Brasil que, por pressão nossa e de entidades nacionais e internacionais que atraímos, foi o primeiro acusado julgado por assassinato de um jornalista na história da Bahia. Ele foi condenado a 18 anos de prisão mas, usando os advogados mais caros da Bahia, vem recorrendo e ainda não passou um dia sequer numa penintenciária. Está preso na corregedoria da SSP, onde tem mordomias. Pior: até hoje não foi demitido da função de policial. A delegada encarregada do inquérito para a demissão vem adiando seu final e não explica à sociedade por que. Enquanto isso, Monzar é um pistoleiro pago pelo estado da Bahia. Já os mandantes sequer foram investigados.
.
Blog. Você acredita em outra vida?
.
ML - Tenho certeza dela. Deus seria burro demais se criasse as pessoas para durar tão pouco. A gente morre, volta, morre de novo, volta... De preferência aprendendo alguma coisa em cada vida.
.
Blog. Se você encontrasse o seu pai, o que você falaria para ele?
.
ML- Converso sempre com ele, ou melhor, eu comento com ele o que acontece e espero que me inspire sobre os caminhos a tomar. A gente chama de intuição, mas muitas vezes são sugestões de quem está em outra dimensão, porém perto de nós.
.
Blog. Qual é a maior dificuldade em administrar um jornal no interior da Bahia?
.
ML- A maior é a falta de anunciantes de peso. Quando aparece algum, quer pagar muito menos do que a publicidade no jornal vale. Mas não é a única. O ritmo é intenso, não importa se o jornal é semanal ou semi-diário; falta estrutura (decorrente da falta de dinheiro) e você só continua independente se nasceu com esta convicção, com este perfil. Nós só sabemos trabalhar de forma independente e isso atrapalha a captação de recursos oficiais, por exemplo. Alguns prefeitos e governadores entendem que são anunciantes, mas isso não lhes dá o direito de interferir na parte editorial (casos, por exemplo, de Jaques Wagner, Jabes Ribeiro e Geraldo Simões). Outros acham que, se anunciam, têm direito a mandar no editorial, só ver notícias boas sobre eles e exigem que as ruins sejam abafadas (casos de Paulo Souto, Cezar Borges, Fernando Gomes, Valderico). Claro que eles só conseguem isso porque existem jornais que se vendem.
.
Blog. Como você está vendo a quantidade expressiva de Blogs que foram e estão sendo criados na região?
.
ML - Estou muito feliz com isso. Valoriza a região e amplia as opiniões divergentes, o que para mim é essencial para manter o público bem informado. Mesmo quando mentem, os blogs prestam um serviço, porque o internauta é inteligente e percebe a mentira, concluindo que o oposto é a verdade. Por mim, nasceria um blog a cada dia. Quanto mais, melhor e vários são realmente bons.
.
Blog. Como foi solucionado a “briga judicial” entre você e a Rede Globo, no episódio em que você registrou os domínios dos sites “jornalnacional.com.br” e “globoesporte.com.br?”
.
ML - A juíza que cuidava do caso deu ganho para a Globo, mas incluiu em sua sentença várias ilegalidades que obrigaram a Justiça a anular esta decisão. Acho até que fez de propósito para se livrar da pressão da Globo. Hoje, o processo voltou à estaca zero e está, há dois anos, esperando ser redistribuído para outro juiz. Uma coisa é certa: a única maneira da Globo ganhar este processo, como ele foi feito, é rasgando a lei de marcas e patentes. Por isso, talvez, ele esteja parado há tanto tempo...
.
Blog. Mudando de assunto, como que você avalia a sucessão municipal de Itabuna em 2008, na qual o candidato que começou com 8% conseguiu ser eleito. A eleição de Azevedo foi surpresa para você?
.
ML- Para mim e para todo mundo, acho que até para Azevedo. Foi a volta de um tipo de populismo que não era usado desde Alcântara, aquele negócio de sair correndo e se jogar nos braços do povo, de beijar criancinhas, comer porcaria nas casas, mas elogiar assim mesmo... E, claro, promessas como o bolsa família municipal.
.
Blog. Durante a última eleição o Jornal “ A Região” fez duras críticas contra o então candidato Capitão Azevedo (DEM), porém, passada a eleição houve uma mudança e o Jornal passou em alguns momentos a defender o governo do Capitão Azevedo. Afinal, quem mudou, Capitão Azevedo ou Jornal “A Região”?
.
ML- Não sei se Azevedo mudou, mas nem eu nem o jornal mudamos em nada. Assim como com outros políticos, criticamos o que precisa ser criticado e defendemos o que é feito direito. Foi assim com Souto, por exemplo. Pegue o que criticamos em Azevedo durante a eleição e nossa opinião continua a mesma. Nem por isso vou deixar de defender quando vejo uma boa intenção ou uma ação positiva. As pessoas precisam entender que a eleição acabou e a decisão do povo tem que ser respeitada. Além disso, é bom lembrar que Azevedo não é Fernando Gomes...
.
Blog. E qual é sua opinião em relação ao início do governo do Capitão Azevedo?
.
ML - Está tumultuado, meio sem rumo, porque herdou uma verdadeira tragédia administrativa deixada pelo ex-prefeito Fernando Gomes. Foram quatro anos de nenhuma ação positiva, de abandono dos bairros e até do centro; de sumiço de verbas federais e estaduais, de sucateamento de uma saúde que, até 2004, era modelo no estado, elogiada por quem vinha de outras cidades. Fernando destruiu Itabuna e Azevedo só vai conseguir fazer um governo com sua cara depois de resolver isso.
.
Blog. Como você avalia a trajetória política de Fernando Gomes (DEM)?
.
ML- Uma vergonha para os itabunenses, gozados até em outros estados pelas manchetes que ele gerava; uma lástima para a política baiana, uma desgraça para a cidade. Foi o prefeito mais processado da história de Itabuna, um recorde que dificilmente algum outro vai alcançar.
.
Blog. Na última semana a polícia Federal prendeu o ex-candidato a Deputado Estadual, Marcos Gomes. Essa prisão desmoralizou a polícia civil e Militar da Bahia?
.
ML- Na minha opinião, sim. A Região e a Morena FM denunciaram várias vezes que ele estava passeando impunemente em Itabuna, Salvador e Conquista. Na última, a rádio avisou no ar que ele estava no shopping, como se não fosse um foragido da Justiça. A civil e a PM prenderam dezenas de foragidos de outros estados que vieram para a Bahia, inclusive do PCC, mas para elas Marcos era invisível. Quando foi preso em Salvador pela PF, vários delegados e policiais civis foram lá para ver o que podiam fazer por ele. Isso é lamentável.
.
Blog. Em relação a sucessão estadual de 2010, você acredita que será mantida a aliança entre PT e PMDB?
.
ML- Tenho certeza que vai, até porque o PMDB nunca foi nada na Bahia e continua não sendo. Ele precisa de Wagner. Sua posição atual, forte, só existe porque Wagner convenceu Lula a nomear Geddel ministro. Se ele perder a pasta, o PMDB volta ao que era, um partido que só elegia, com dificuldade, um deputado federal, o próprio Geddel; tinha meia dúzia de prefeitos e poucos deputados estaduais. Geddel sabe, mas vai fazer joguinho até junho de 2010. Ora vai dizer que é candidato, ora vai desmentir, só para pressionar Wagner e obrigá-lo a dar o máximo de vantagens para o PMDB em troca de seu apoio. Tudo papo furado.
.
Blog. Qual é o candidato que pode ameaçar a reeleição do Governador Wagner?
.
ML - Hoje, nenhum, porque o carlismo está muito vivo na cabeça do eleitor, que deixou clara sua rejeição em 2006. Além disso, Wagner tem feito um governo excelente. Apesar da divulgação deficiente, as comunidades beneficiadas estão vendo este trabalho. Então, hoje não há concorrente. Amanhã, nunca se sabe.
.
Blog. Atualmente a região cacaueira contra com quatro deputados, sendo dois Estaduais, Capitão Fábio (PRP), Ângela Souza, e dois Federais, Raimundo Veloso (PMDB), e Geraldo Simões (PT). Em sua opinião, quais desses Deputados merecem se reeleitos?
.
ML- Veloso e Geraldo, pelo que já fizeram em vários cargos, merecem a reeleição e o apoio de todos. Fábio não foi um mal deputado, mas pecou pela inconsistência política, vai ser difícil se reeleger. Ângela parece mais uma vereadora estadual, se elegeu na sorte, uma sorte que não deve se repetir.
.
Blog. Você acredita que em 2010 serão eleitos mais Deputados provenientes da região cacaueira?
.
ML- Não, nossa região sempre votou pesado em candidatos de outros lugares. Isso vem mudando aos poucos, mas ainda está longe de se defender só candidatos daqui. Além disso, nem sempre a eleição de um nome daqui ajuda a região.
.
Blog. Qual foi o melhor e o pior prefeito de Itabuna?
.
ML- O pior, sem nenhuma margem de dúvida, foi Fernando Gomes. O melhor nunca assumiu o cargo oficialmente: Firmino Alves. Ele, na prática, construiu Itabuna e a administrou no período mais difícil. Trabalhou como prefeito e merece o crédito.
.
Blog. Para finalizar, gostaria que você definisse em poucas palavras algumas personalidades da política e da imprensa.
.
Manuel Leal. - um jornalista único e insubstituível, caçador da verdade.
Maria Alice. - dispensável.
Eduardo Anunciação. - um patrimônio do jornalismo regional.
Fernando Gomes. - alguém que acredita na impunidade eterna.
Val Cabral. - um cara que vive de provocações e se alimenta das reações.
Geraldo Simões. - um oásis de boa gestão no oceano de fernandices.
Capitão Fábio. - um político honesto, bom deputado, mas sem noção política.
Renato Costa. - um bom deputado que se perdeu num mar de rancor.
Juçara Feitosa. - seria uma grande prefeita.
Ubaldo Dantas. - perdeu o bonde da história por se achar bom demais para ela.
Jaques Wagner. - o melhor governador da Bahia que conheci.
Geddel Lima. - sonha ser o novo ACM da Bahia, mas será apenas... Geddel.
ACM. - um político que marcou a Bahia, inesquecível (para o bem ou o mal).
Marcel Leal. - consciência e sono tranquilos.

23 comentários:

Anônimo disse...

Era de se esperar estes comentários de Marcel Leal.Então Azevedo andou comendo "porcarias".O pobre "come porcarias" ou tem uma alimentação mais simples, sem as iguarias que um pessoa de melhores condições financeiras que ele? Então o sacrifício que um pai de fanmília faz para trazer o feijão, a farinha, o pão para sua família são "porcarias"? Taí demonstrado nas suas próprias palavras o seu desprezo pela população mais carente. Sem maiores comentários Sr. Marcel " O Jornalista".

Anônimo disse...

Não sou muito fã de Marcel Leal, mas a entrevista está excelente.
Ele foi sincero, justo e autêntico.
O blog está de parabéns pela entrevista.

Anônimo disse...

Para Marcel ser elogiado merecia que declarasse quanto estava recebendo de Josias Miguel para falar bem do mesmo e do governo de Azevedo.
Sei perfeitamente que estava recebendo uma boa grana, só estou registrando esse fato porque Marcel é tirado a honesto e que todos em nossa cidade são verdadeiros "porcarias", portanto, faça essa declaração, por favor.
Com relação ao seu pai Manoel Leal, admita que o mesmo não era nenhuma assumidade, não era íntegro e nem probo, mas sim um chantagista de primeira mão que arrecadava muito dinheiro com intimidações.

Junior disse...

ótima entrevista e se fosse resumir marcel leal com uma palavra eu resumiria com: guerreiro!

Anônimo disse...

parabêns Marcel, vc é um oásis de inteligência, talento e honestidade, em meio a um oceano de saujeira e mediocridade que insiste em tomar conta de nossa cidade.

Elisney Santos disse...

NAO CONHEÇO A REALIDADE DE ITABUNA, MAIS LEIO MUI ESTE BLOG E VEJO QUE VC NÃO PODE SER PARCIAL A POLITICOS E SIM IMPARCIAL... PRECISA NÃO DEIXAR O EU PREVALECER E SIM A VERDADE...O MAIOR PROBLEMA DA IMPRENSA É ESCOLHER A QUEM AGRADAR DENTRO DE INTERESSE PESSOAIS... ACREDITO QUE VC PRECISA SER IGUAL AO SEU PAI, CAÇADOR DE VERDADES E NÃO DE FALAS SEM PROCEDENCIA!!!!

Anônimo disse...

Repugnante: Primeiramente Marcel Des-Leal não é Jornalista, ele é igual Dentista prático, estudo zero. Falar que FG não significa nada é brincadeira com o povo de nossa terra, pois foi Deputado Federal 3 vezes e PREFEITO 4, com isso tem que respeitar. Vomita pela boca quando diz que Azevedo comeu porcaria na campanha(OLHA O NÍVEL DESSE PRATICO EM JORNALISMO), com certeza Azevedo não comeu porcaria, possa ser comeu uma comida mais simples, pois porcaria deve ser ele próprio, que vive a falar bem de quem paga$$$$$ e, fala mal(SEM QUALQUER CONSISTÊNCIA DIGA-SE DE PASSAGEM) de quem não se curva se suas cobranças $$$$$$. Achei as respostas mediocres, de quem não tem qualquer conhecimento real.

Anônimo disse...

Não concordo muito com as declarações de Marcel Leal, más acho o cara centrado, inteligente e bom empresário de comunicação. Quanto as suas opiniões, são contraditórias e parciais. Penso não ser ele, Marcel, a pessoa indicada para afazer tais declarações.
Perguntar não ofende:
Sem falar nas duas dezenas de empregos em suas empresas, já que os funcionários ganham, más também dão o seu suor, qual é a constribuição cultural ou social que este rapaz dar para a nossa Itabuna?
Com a palavra, Marcel Leal

Anônimo disse...

Não concordo muito com as declarações de Marcel Leal, más acho o cara centrado, inteligente e bom empresário de comunicação. Quanto as suas opiniões, são contraditórias e parciais. Penso não ser ele, Marcel, a pessoa indicada para afazer tais declarações.
Perguntar não ofende:
Sem falar nas duas dezenas de empregos em suas empresas, já que os funcionários ganham, más também dão o seu suor, qual é a constribuição cultural ou social que este rapaz dar para a nossa Itabuna?
Com a palavra, Marcel Leal

Anônimo disse...

faltou uma pergunta, marcel por marcel, resposta, um exemplo de marronzinho

Soaldo Santos disse...

Sabias palavras, Marcel
Parabéns!!!

heraldo disse...

infelismente só nao , concordei com a crença de reencarnaçao , pois so existe a RESSUREIÇAO, que esta em cristo jesus, o pai dele esta vivo em jesus e em cada coraçao que lembra dele com amor, porem temos que respeitar as crenças das pessoas. e este anonimo que quer distorcer as palavras do entrevistado sabemos o que quis dizer. a justiça de deus e infalivel, os mandantes e os que cometerao o crime fogem da justiça dos homens. sei que falar do perdao é facil, porem neste caso coloca-lo em pratica e dificil. porem em seus momentos de oraçao de solidao busque em jesus a maneira de perdoa. o perdao é um quebra cabeça que nos sozinhos numça acertaremos porem se invocarmos o espirito santo para nos ajudar , acertaremos e seremos felizes. as nossas familias necessita desta cura interior. gostei da entrevista.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE CUMPRIMENTAR E EXALTAR A GRANDE IMPORTÂNCIA DESTES DOIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, QUE SÃO :MORENA FM E O JORNAL A REGIÃO, JUNTAMENTE COMO SEU DIRETOR, UMA PESSOA MUITO INTELIGENTE.PORÉM INFELIZ AO AFIRMAR QUE O GOVERNO J.WAGNER ESTAR NO RUMO CERTO, PARECE QUE O NOBRE JORNALISTA NÃO ACOMPANHA OS ACONTACIMENTOS, TODOS OS ÍNDICES, SEJA QUAL PIORARAM E MUITO EM RELAÇÃO AO GOV. PASSADO, NÃO ADIANTA ALEGAR A TAL HERANÇA MALDITA PELO AMOR DE DEUS ISSO JÁ NÃO COLA MAIS!!!!!!!!

Anônimo disse...

ACM MARCOU É VERDADE :PARA O BEM E PARA O MAL, MUITO MAIS PARA O BEM DA BAHIA!!ACM ERA PELA BAHIA ACIMA DE TUDO ISTO NINGUÉM PODE NEGAR.O QUE NÃO PODE É ESTE GOVERNO ESTILO COMIDA DE HOSPITAL(SEM GOSTO E SEM SAL).

Anônimo disse...

Esse Marcel sempre foi descarado. Falava mal de Wagner. Passou a receber anúncios e ai virou a folha.

José Ignácio Loyola

Anônimo disse...

Marcel Des-Leal não é Jornalista, ele é igual Dentista prático, estudo zero.Típico de lambedor de botas fernandista/azedista.

Esse sim que escreveu é quem não tem qualquer conhecimento real. O Marcel até estudou na BBC, em Londres, é formado na USP.

Teu paitrão Cuma é que nunca estudou! Tô mentindo?

Enfim, vá fazer uma leitura e depois volte e poste com mais inteligência e seja transparente na sua opnião.

Anônimo disse...

Quero parabenizar esse blogueiro belissima entrevista,e também gostaria que a PF agisse em Itororó pq todo nós sabemos o foragida da justiça Junior Cigano está escondido na fazendo do pai e as policias locais não fazem nada, ele faz até festa na fazenda junto com policiais Militares e Civis, é só a PF ir la pra crê, abraços e parabens.eorfil

Anônimo disse...

como o povo gosta de elogiar o imperador da bahia , ainda bem que ja morreu, lembrem de itabuna emquanto o prefeito cuma era contra o carlismo, ante democrata, amava a bahia pois foi dela que ele contruiu a ricqueza incalculavel que deixou para familia magalnhaes, e ele tinha que fazer algo, porem dizer que ele nao era pesseguidor e que usava o chicote da ditadura nos baianos que discordasse dele, em 20anos quantas universidade ele deixou ? quantos bons estadios esportivo ele deixou? compare o nivel de de estudo e a aplicaçao do governo pt com o do passado que devemos esquecer, nao querao fazer com a bahia o que os 52 mil eleitores fizerao com itabuna, juçara poder ser prepotente, madame porem ela tinha plano de governo. eu desafio a um destes defençores a me numerar um plano de governo de azevedo e daonde ele vai buscar verba, outra coisa , eu trabalho na saude , na epoca do carlismo itabuna teve a epidemia da colera em itabuna sabe o que o governo mandou para estes eleitores dele uns coxonetes finoscom um tanto insuficiente, agora veio a epidemia da dengue, o secretario da saude passou uma semana em itabuna para dar assistencia ao povo de itabuna, vejao nao tem nimguem jogado em contruçao inacabada como foi no pasado ali na contruçao do hcmf. o estadio esportivo em salvador desabor, em 20 anos 4 universidade, o hbelem foi obra de cuma e acm o pt pegou agora sucateado, moralmente, financeiramente e fisicamente 8 anos de desgoverno dem . este povo ainda tem coragem de defender um partido deste que numça lutou pela democracia, liberdade de emprensa, direito ao protesto os prefeitos forao a salvaDOR AO CHEGAREM LA NAO TINHA POLICIA ARMADA ATE OS DENTES , NEM CAVALHARIA ESPERANDO POR ELES SE FOSSE NO TEMPO DO CARLISMO ELES LA NEM IAM. TEM MUITO O QUE MELHORAR, POREM ABRA OS OLHOS DEIXEM DE IDOLATRIA COM QUEM JA MORREU, O HOSPITAL SAO LUCAS ESTA EM REFORMA, O NOVES TAMBEM, O HBELEM, EM ILHEUS RECEBERÁ UM TOMOGRAFO, A BARRAGEM QUE FOI TAO PROMETIDA PELOS CARLISTAS VAI SAIR DO PAPEL. OS CATOLICOS QUE GOSTAO DE IR A LAPA VAO VER A DIFERENÇA NA ESTRADA. A MAQUINA ESTA AINDA VICIADA A OBEDECER O RIGOR DO CHICOTE, A BAHIA GOSTA DO "ROUBA MAIS FAZ" E AO CONTRARIO "ROUBA MAIS E FAZ DE MENOS"
AOS POLITICOS CUIDADO POIS O VOTO NULO PODE GANHAR DE VOCES. POLITICOS ESTAO TODOS DESACREDITADOS. E PREFERIVEL ANULAR O VOTO DO QUE CONTINUAR ESPERANDO QUE OS POLITICOS CRIEM VERGONHA NA CARA E VA TRABALHAR.

Anônimo disse...

Marcel Leal é um cínico. Dizer que Fábio é honesto. Apoia Veloso e Geraldo por os dois estão constando financeiramente com o seu jornal. Quanto aos demais, daqui alguns meses muda de opinião. O jornal A região é anti-democrático, só dá espaço para um grupo restrito, é venal e tendencioso ao extremo.
Sem dúvidas é o pior jornal da cidade, só se salva o balaio.

Junior disse...

o jornal aregiao conseguiu se manter vivo mesmo denunciando as maracutaias do DEM em itabuna!!!

Anônimo disse...

VOU FAZER UM PEQUENO COMENTÁRIO E ATRAVÉS DELE, TODOS PODERÃO DEFINIR QUEM É MARCEL 10LEAL:
MARCEL É IGUAL A JOSIAS MIGUEL!

Junior Goes disse...

Marcel 10leal, um sujeito que nunca gostou dele proprio,
que nunca gostou do pai,
que sempre viveu nas custas do pai, ou seja um VASP,um cara que não teve capacidade de gerar o proprio filho (tem um filho bebe de proveta), nas eleiçoes apoiou 2 candidatos, pela frente juçara e pelas costas o dep. fabio, resumindo um sujeito que a opnião dele n conta e muito menos faz diferença. alguns nomes na minha avaliação:

Marcel - oportunista;

Flavio Lopes - ´´o madruga``;

Carlos Lee - ´´uma laranjada em pessoa``.

Jo$ias Migué - um Forasteiro Sangue-$$uga;

Jornal A REGIAO - Atuamente um meio de comunicação igualado a de val cabral onde so falam bem que abri ´´as pernas``.

Anônimo disse...

Marcel não é perfeito e nem se pode concordar com tudo que ele fala, o que é natural. Também não se pode extrair de sua personalidade os traços de coragem, inovação e amor declarado pelo pai - coisa que sempre admirei -a despeito do conceito de terceiros. O seu jornal é inegavelmente muito lido , suas notinhas sempre me sacaneiam e a turma me dá um calor de gozação. Mas a verdade é que tem sido muito ameno e bem humorado com a nossa relação amiga. Marcel tem sempre posição, lado e isso o torna in confundível, num universo onde o anonimato ofusca a credibilidade e protege ineptos do julgamento público. Às vezes o acho "xulo" - como no caso "...Deus seria muito BURRO..." , MAS INEGAVELMENTE COERENTE. Assim,continuarei lendo suas palavras e suportando as permanentes gozações. Ass. Pai Cidão