domingo, 26 de abril de 2009

Comunidade científica chora a morte de Dagmar Finizola

O meio cientifico baiano ainda chora a morte do pesquisador Dagmar Finizola. Engenheiro agrônomo aposentado da Ceplac, Finizola se encontrava a passeio com a família em Bueno Aires, comemorando a Páscoa, quando foi vítima tentativa de assalto na porta do hotel onde de encontrava hospedado.
.
Ele foi empurrado e bateu com a cabeça no meio-fio. Levado a um hospital, foi operado, mas entrou em estado de coma, vindo a falecer. Era casado com Dona Cléia, com quem teve dois filhos, Tereza Cristina e Ricardo, e dois netos.
.
Dagmar Finizola de Sá iria completar73 anos próximo dia 15 de Maio. Era mestre em Ciência Espacial da Atmosfera, com ênfase em Meteorologia. É o autor do primeiro trabalho de pesquisa experimental com irrigação. Na Ceplac, onde ingressou em 1978, apresentou um trabalho precursor ao ser responsável pelos trabalhos de nucleação artificial de nuvens na década de 1980, durante um período de forte escassez de água na região cacaueira.
.
Na chefia da Divisão de Climatologia, ampliou a rede climatológica dotando-a de novos aparelhos de medição climática e aumentou o número de estações agroclimatológicas, além de informatizar o sistema de acompanhamento dos dados. Aposentou-se em 1991.

Nenhum comentário: