terça-feira, 30 de setembro de 2008

RU cada dia mais organizada

Do dia 26 ao dia 30 de setembro, os manifestantes do movimento RU avançaram na sistematização e consolidação da ação do grupo. As comissões de organização, comunicação, cultura, alimentação e segurança atuaram no sentido de melhor organizar o novo lar.
Murais de avisos, de atividades, de programação e de telefones úteis foram espalhados pelo alojamento. Painéis de informação, de opiniões e sugestões também foram criados. O lixo está sendo coletado de maneira responsável (dividido em orgânico, papel e plástico) e o ambiente está sempre limpo.
A residência universitária já possui número próprio – (73) 3689-1444 – e foi dividida em três alas. A parte superior corresponde à ala das cabanas, onde dormem os manifestantes, a parte intermediária é onde se juntam os estudantes para debaterem sobre assuntos diversos e estudarem e a parte inferior, o térreo, foi denominado "cinespatório", por comportar num só espaço o refeitório, o auditório e o cinema.
O RU recebe visitas constantemente. Entre elas a de estudantes do ensino médio, essencialmente, de Ilhéus e Itabuna. Em entrevista, um dos visitantes, o menino Marcelo Rodrigues dos Santos, morador do Salobrinho, de 11 anos, disse que sempre faz visitas porque lá pode tocar violão; é bem recebido; quer um novo hospital para a comunidade e concorda com o movimento organizado.
Hoje (dia 29 de setembro de 2008), a resistência, que já até adquiriu geladeira, realizou aulas de malabarismo com as crianças do Bairro Salobrinho e informa mais uma vez: o movimento tem caráter permanente.
.

Michel Mendonça Ribeiro – Estudante de Direito da UESC, membro suplente do CONSEPE (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UESC) e membro da comissão de comunicação da RU (Residência/Resistência Universitária).

Nenhum comentário: