quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Profissionais da saúde declaram apoio a Juçara

Um evento marcado pelo compromisso de médicos, enfermeiros, odontólogos e fisioterapeutas com a reconstrução da saúde em Itabuna. Foi o que aconteceu no encontro realizado na quarta-feira (24), em que mais de 120 médicos, além dos outros profissionais fizeram questão de declarar seu voto e apoio à candidatura de Juçara Feitosa à prefeitura de Itabuna. O encontro teve a participação do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, de técnicos da Sesab, conselheiros municipais de saúde, profissionais liberais e políticos da coligação Unidos por Amor a Itabuna.

Juçara, acompanhada de seu vice, Luís Sena, e de Geraldo Simões, destacou o seu plano de governo para a saúde, e disse que a recuperação do setor deve acontecer já a partir do primeiro mês de sua administração. Um relatório apresentado pelo médico Sílvio Porto mostrou que o descaso da atual administração com a saúde se traduziu em centenas de mortes no Hospital de Base, que poderiam ser evitadas com uma gestão séria. Ficou comprovado também que a questão não é falta de recursos, já que o orçamento da saúde dobrou desde 2004. “Dinheiro tem, o que falta é gestão”, resumiu o secretário Jorge Solla.

Juçara se comprometeu em garantir acesso amplo ao saneamento básico, ampliar e qualificar as equipes de saúde da família, reformar, construir e equipar as unidades de saúde nos bairros, com a abertura durante as 24 horas das unidades-referência. “Vamos retomar e ampliar os programas pioneiros no interior da Bahia, a exemplo do Creadh, Cacon, CEO, Caps, Farmácia Popular e implantar Samu Regional, um anseio dos municípios conveniados”.



“Rolo compressor”

“Itabuna já teve o melhor serviço público de saúde do interior da Bahia. Outros centros, como Conquista e Juazeiro, melhoram seu desempenho, mas nos últimos três anos e meio Itabuna regrediu ao ponto que observamos hoje”, observou o secretário Jorge Solla. Ele disse que testemunhou a luta de Geraldo Simões para fazer de Itabuna o maior centro de saúde do interior, e que tudo foi destruído. “Construir uma casa é muito difícil, mas derrubar, um rolo compressor faz o serviço rapidinho. Foi o que aconteceu com a saúde no município de Itabuna. Geraldo se esforçou, construiu o melhor modelo de saúde, e essa administração destruiu tudo”.

“Mais do que tomar consciência, devemos tomar uma atitude. Essa é a responsabilidade de cada um dos senhores aqui presentes”, convocou Alfredo Boa Sorte, diretor da rede de Atenção Básica da Sesab. “O compromisso é convencer colegas, pacientes, enfermeiros, técnicos, funcionários, vizinhos. O que aconteceu em Itabuna foi um grande crime e não podemos ficar passivos diante dessa situação. O Ministério Público já está investigando e resta a todos nós fazermos a nossa parte, elegendo Juçara em 5 de outubro”, emendou o presidente da BahiaGás, Davidson Magalhães.


Melhor administração

Geraldo Simões lembrou aos médicos e outros profissionais da saúde presentes ao encontro, que investir em saúde gera mais empregos do que investir na atração de indústrias. O ex-prefeito contou um episódio do dia em que um diretor de uma industria repassou cerca de R$ 11 milhões para a matriz em São Paulo em menos de três. “Assim que ele recebeu o crédito, pela manhã, transferiu todo o dinheiro para a matriz, em São Paulo. À tarde o dinheiro já havia sumido de Itabuna. Por isso optamos por investir mais em saúde, porque o dinheiro fica aqui, beneficia toda a nossa economia”.

O candidato a vice-prefeito Luís Sena também se referiu ao relatório apresentado por Sílvio Porto, e destacou que “imaginem se esse relatório fosse elaborado pelas famílias dos que perderam a vida no Hospital de Base, vítimas dessa gestão terrível”. Sena declarou ainda que seu papel como vice já está definido. “Não ficarei omisso. Primeiro é ajudar Juçara e vencermos a eleição. Depois de eleitos, vou ser a ligação entre as demandas da sociedade e a gestão municipal. Quero ser o porta-voz de vocês na nossa administração”.

Juçara encerrou seu pronunciamento lembrando que todas as obras de sua administração visarão a melhoria da saúde da população. “Da pavimentação ao saneamento, passando pela maior oferta de água tratada e a geração de mais empregos, queremos melhorar a saúde de nossa gente. E faremos isso já no primeiro mês de nosso governo”. Juçara também reafirmou seu compromisso com a reabertura da urgência e emergência do hospital Calixto Midlej Filho. “Vamos fazer a melhor administração de Itabuna, não só na saúde, mas em todas as áreas”, garantiu.

Nenhum comentário: