sábado, 3 de maio de 2008

Filosofia de arquibancada

Zelão, solta o grito: - “...Senta que é de menta...”!

As paixões dos torcedores nas arquibancadas dos estádios de futebol pelo Brasil afora, têm revelado situações que merecem estudos sociológicos que as expliquem. Nas arquibancadas nasceram eufemismos, corruptelas, gírias extravagantes, cânticos pornográficos, ofensas nem tão ou mais que imagináveis. Confesso, porém, que jamais sequer poderia supor que um prefeito de uma cidade da importância histórica de Ilhéus, pudesse transpor, despudoradamente, a sua condição de autoridade máxima do município, alicerçando os seus tresloucados atos, na filosofia das massas torcedoras das arquibancadas do estádio, em dias de jogos em que se enfrentam equipes de Ilhéus X Itabuna, quando é comum se ouvir os gritos: - Papa Jaca... Papa Caranqueijo.

Despreparado, o prefeito de plantão de Ilhéus, Newton Lima, ex-vice de Valderico Reis, a quem quando ainda prefeito se rendia em subserviências, na semana que passou, fez declarações, que em todos os sentidos pode ser considerada politicamente incorreta, ou, fruto do pensamento de um homem tolo, ao afirmar que; “jamais nomearia um advogado itabunense para trabalhar no seu governo”.

Bairrismos a parte, o prefeito despreparado, alimenta uma tola rivalidade das arquibancadas, que diante dos problemas comuns às duas cidades, só na mente tacanha de pessoas pequenas, ainda são concebíveis.

Tudo indica que a opção por uma administração “feijão com arroz”, Newton Lima, prefeito de plantão em Ilhéus, revela com isso, a sua pequenez, diante da grande responsabilidade que significa governar a Ilhéus e o seu povo, com a dignidade e o respeito que o cargo requer, no concerto dos municípios da Região Cacaueira do Sul da Bahia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Penso que p problema não é ser um advogado de Itabuna, pois aqui em Ilhéus já trabalharam no governo dois bons e sérios advogados.
Parece que o prefeito só se refere a advogados do quilate de Guilherme Scofield, que respaldado na irresponsabilidade de Valderico sujou o nome dos itabunenese aqui em Ilhéus. Não só ele, ainda teve os gêmeos Gomes, Alexandra e muitas empresas de fachada.
Nós ilheenses não temos nada contra os itabunenses, estamos escaldados de sem-vergonhas.

Anônimo disse...

Concordo com o comentário postado. Existem excelentes advogados em Itabuna, assim como médicos, engenheiros e toda sorte de bons profissionais. Nós ilheenses não podemos refugar ajuda de nossos irmãos, pois Itabuna e Ilhéus, juntas, podem superar qualquer crise.