sábado, 2 de maio de 2009

A POLÍTICA PENSANDO A ECOLOGIA



Ontem, dia 1º de maio, em comemoração ao dia do trabalho, uma equipe formada por militantes do PSOL, PT e PC do B, todos da cidade de Buerarema, organizaram uma trilha ecológica e subiram a conhecida Serra do Jequitibá.
.
Vale dizer que esta equipe se fez com o intuito de estabelecer laços que contribuam para o pensamento coletivo da necessidade de políticas que colaborem para a qualidade de vida de nossa população através da valorização da cultura, da Natureza e da coletividade.
.
Foi um ato simbólico-coletivo que nas andanças, esforços, sede e risadas deram base para exemplos saudáveis de comportamentos necessários em nosso meio social.
.
O que se aprende com isto? Que, mesmo numa cidade pequena, com seus limites partidários rígidos, o que vale é aquilo que beneficia o povo, o que vale é manter o pensamento crítico e ético, é coletivizar questões coletivas e dissolver o auto-engano de crer que se pode alcançar mais sozinho.
.
Foi nesse ritmo que as discussões, reflexões e brincadeiras permearam toda a caminhada, que simbolizou num dia de importância internacional, a necessidade de discutir e agir.
.
Ou, como nos mostrou Perseu Abramo, a quem recorremos para resumir nosso ato, “a história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.”
.
João Lins
Estudante de Psicologia - FTC

15 comentários:

Anônimo disse...

João Lins é um rapaz inteligente, mas precisa saber, ler e entender mais da histório, pois, esse rapaz aí da foto... "Che Ghevara" ... Não foi um mártire de coisa alguma. Lutou a favor da distribuição de renda, mas queria a todo custo unificar a américa e criar um estado soberano onde ele e Fidel Castro comandariam.
Esse rapaz aí usou armas, matou muita gente e não tinha inimigos em Cuba(como é até hoje), pelo fato de ter eliminado todos eles.
Você deveria ler mais sobre o Dalai-Lama(Oceano de Sabedoria) Tenzin Gyatso, que com os pés no chão luta contra a guerra armada e a guerra de religiões.
Esse sim merece uma bandeira.

Um forte abraço.

heraldo disse...

ESTA FALTANDO E ISTO ,OS ESTUDANTES VALTAREM A ANUNCIAR QUE OS POLITICOS NAO SAO MAIORIA E SIM O POVO QUE OS ELEGEM. E ABRIR OS OLHOS DOS POLITICOS PARA QUE ELES SAIBAO QUE OS ESTUDANTES PODEM FAZER CAMPANHA PARA O VOTO NULO, COMISSO CHAMARMOS A ATENÇAO DA EMPRENSA , E AMOSTRARMOS QUE O POVO DIZ BASTA DE TANTA CORUPIÇAO VOTANDO NULO. NAO DESISTAO DE LUTAR POR ESTA UNIAO, SABEMOS QUE A UNANIMIDADE E DIFICIL ATE NA CELULAR FAMILIAR E RELIGIOSA, PIOROU NA ESFERA POLITICA ONDE MUITOS FAZEM TUDO PRACHEGAR AO PODER, E DEPOIS , VIRAO IDOLOS, IMPERADORES E ESQUECEM DO POVO QUE OS ELEGEO, ISTO É EM TODOS OS PARTIDOS, PIOR NO DA DIREITA, POIS NUMÇA TIVERAO COMPROMISSO COM O SOCIAL. SE O POVAO ACORDA DESTE SONO DE CONCORDANCIA VOTA NO VOTO NULO

Apaixonado por Conhecimento disse...

Mr. Anônimo, (rs) "esse rapaz aí" foi um humano como nós, vc e eu. Che Guevara não é considerado por mim como um "mártir", é símbolo de luta mesmo, mas somente ao ponto de ele manifestar uma visão de força com base em armas qnd assim a História pede. Ou vc acredita q numa América tão desprezada pela ética, q muito nos falta, a forma de o povo reconquistar poder é pela conversinha? Amigo, desculpe se eu parecer ríspido, mas Dalai-Lama e Tenzin Gyatso não tiveram nem idéia do q é viver aki e vc, fazendo este tipo de cometário, somente mostra como estamos distantes da coragem necessária à mudança de conduta... Mudemos nosso paradigma!

Anônimo disse...

Ilmo Sr. João Lins.

Pena que Dalai Lama não teve a idéia de morar aqui, pois, o mesmo não nasceu na América. Pena que quem nasceu procura dia após dia desfrutar e se beneficiar das injustiças que infelizmente cabem em nosso continente. Pena que esses utilizam a política para se beneficiar e criar um estado soberano onde os ditadores mandam.
Tenho certeza que se Dalai lama morasse aqui não usaria armas como o seu "Mártir" que tanto idolatra.
Espero que você um rapaz inteligente e próspero não se arrume em meu a essa política suja e tão pouco se satisfaça com um emprego político, assim ficaria devendo votos aos seus líderes (chefe).
Desculpe-me a colocação, mas "Anarquia" não quer dizer violência, guerra, tumulto ou bagunça e sim, não está de acordo com um sistema "IMPOSTO".

Apaixonado por Conhecimento disse...

Olha, conversar com um anônimo é uma das coisas mais estranhas q tenho vivenciado na rede, mas já q assim procedes, assim seguirei. Bem, caro amigo, devo dizer q sigo distante de politicagens e condutas anti-éticas. Agora, para evidenciar meu ponto de vista, discordo qnd afirmas q a anarquia seja tão-somente não estar "de acordo com um sistema 'IMPOSTO'". Amigo, anarquia deve ser, no máximo, uma transição de um sistema a outro, não há como sustentar um sistema desorganizado, onde não há líderes ou respeito à hierarquia. Além do mais, tuas falas me recordam uma fase de minha vida, onde a idealização da sociedade me levou a crer q há solução viável sem luta. Hj, Anônimo, vejo o mundo como George Orwell, em A Revolução dos Bichos (leia, é interessante) ou, qnd estou num momento de esperança, como Karl Marx, qnd pregou a revolução a partir das bases, ou ainda Michel Foucault, q nos mostrou q para derrotarmos macropoderes, precisamos acabar com micropoderes, aqueles q se manifestam no cotidiano nosso.

Um Abraço e espero ter evidenciado meu pensamento.

Anônimo disse...

Rolou muito "back" nesta viagem!


Muito louco, valeu João Lins!

Anônimo disse...

CHE GHEVARA,É EXEMPLO PARA CERTOS ESTUDANTES QUE LEVAM ANOS PARA TERMINAR O CURSO POR FALTA DE COMPETÊNCIA E CAPACIDADED DE APRENDER E ENTENDER TODAS AS DISCIPLINAS, E ALEGANDO SER NECESSÁRIO NAS FACULDADES PÚBLICAS E PRIVADAS SENDO SEGUIDOS POR OTÁRIOS QUE NÃO PERCEBEM QUE SÃO ESCADAS PARA ELES VIVER A VIDA NA VALSA E COM A CABEÇA NA LUAAAAAAAAAA SONHANDO E TENDO IDÉIAS MIRABOLANTES PÓS...

PSIU SÃO EXEMPLOS,PSIUUUUUUUUU

O LEMA É SEMPRE DO CONTRA OLHE, ATÉ MESMO COM A FAMÍLIA.

Anônimo disse...

O que está faltando é estudantes estudar,pois muitos tem oportunidades e vivem de ser diferente que é moda,por isso que o mundo tá uma zona só,povoado de drogados ou com cabresto colocado por eles mesmos que não procura conhecimentos diferentes e necessários para ter noção do que prega e defende com conhecimentos restritos.

Anônimo disse...

Sr. João Lins.

Anarquia literalmente não é usar arma, violência, nem agrecividade.
Percebo que usa termos e teóricos da psicologia em seus textos, mas pense aí... Outros anônimos até de lombrado te taxaram...
Sinceramente meus caros, sei que essa rapaz não faz isso, pois, sei quem é. Mas as colocações são baseadas em livros e teorias que certamente algum professor introduziu na cabecinha dele.
Concordo com o outro anônimo e me revolta quando universitários aparecem com idéis prontas e esquecem de interpretar os fatos. Poderia fazer várias colocações aqui, mas não vou chegar a esse ponto... vai parecer que sou agrecivo e não é esse meu propósito.
Os caras pintadas de hoje utilizam partidos políticos, somos facilmente envolvidos pelos interesses alheios, não existe união... afff... Isto até me entristesse.
Um abraço cara.

Anônimo disse...

Essa conversa entre Anônimo e João Lins rendeu muito. Acho que este blog foi feito para informar as pessoas sobre os acontecimentos da região não para ficar trocando amabilidade paracendo duas comadres mal amadas, coisa de adolescente, vcs hão de convir. Talvez se vcs procurassem um psicólogo(Ué! João é estudante de psicologia???? mas não se comporta como tal) parece mais estudante de filisofia que fica se perdendo em comentários sem fundamentos. Estão perdendo tempo discutindo baboseiras, ao invés de aproveitar o pouco q sobra para se aprofundar em estudos que possa lhe render mais conhecimentos.Esse é um dos motivos que leva a nossa sociedade a ter profissionais mal preparados, que ao invés de se preocupar em buscar a teoria e assosiar a prática fica se preocupando em defender "Che Ghevara" que se existisse não estaria se preocupando com o bem estar de ninguém, um revolucionário inconsequente que não trouxe nada de bom para o mundo.Aff.. Acorda pessoal, para de nóia! Viva a realidade estamos no século XXI.

Anônimo disse...

Na minha opinião tem muita gente que já passou da idade de viver sonhando tem que procurar é estudar e trabalhar,para adquirir conhecimentos com os estudos e na prática do dia a dia.
Todo esquerdista só é radical até o dinheiro chegar,depois logo a cabeça muda passa a entender de tudo aceita o capitalismo numa boa e não tira do seu para dividir com ninguém servindo de exemplo e olha que a maioria só adquire dinheiro com política suja.

Anônimo disse...

CHE GHEVARA NÃO TEVE TEMPO DE VIVER PARA O MUNDO SABER DO SEU VERDADEIRO CARATER.
PERGUNTE HOJE A LULA SE ELE É A FAVOR DAS INVASÕES NAS TERRAS DELE E DO FILHO QUE ESTÁ MILIONÁRIO,QUE ATÉ POUCOS ANOS ERA FILHO DE UM POBRE SINDICALISTA QUE NÃO PODIA ACEITAR UMS COM TANTO E OUTROS COM POUCO.

Anônimo disse...

É isso aí,dentor da ceplac que já tenho 20 anos era um absurdo antes da crise os fazendeiros da região com tanto dinheiro era o pau que rolava,eu tinha vergonha de ser neto de fazendeiro.
Hoje alguns deles que mais batia de frente com a realidade da época está cheio da grana, com fazendas compradas; pois sua família nunca teve grana nem garra para trabalhar fazenda avaliada em milhões e querendo que nós colegas antigos dele acredite na sua integridade logo nós que trabalhamos anos juntos e temos conhecimento do passado.
E hoje eu particulamente não perco oportunidade de comentar em todo lugar que ando e muitos já tem a mesma opinião minha.

Apaixonado por Conhecimento disse...

É fato, essa conversa toda rendeu demais! E sobre o anônimo "outro" (rs) e seu comentário, só aceito a crítica se vc for psicólogo e com nome no meio acadêmico, pois, meu caro, tenho plena convicção de q tudo q vc sabe de Psicologia é, no máximo, por vias outras q não a experiência. Façamos assim, deixemos a Psicologia para os psicólogos e a discussão cidadã, para cidadãos em geral. Aki, não estou a discutir Psicologia, mas sim, cidadania, meu caro. Agora te pergunto, como analisar a complexidade social sem Filosofia? E ainda mais, q ser em plena consciência, pode afirmar q Filosofia se trata de lidar com comentários sem fundamento? Pergunto mais, o q vc conhece de Filosofia para criticá-la? Paro por aki admitindo meus limites, de fato preciso estudar mais.

Abraço.

Anônimo disse...

O tema é: "A POLÍTICA PENSANDO A ECOLOGIA" e Che Guevara está na foto... Política? O que seria política?

Pobres homens manipulados por um sentimento que não imaginam o qual seja. Idolatra e homens do passado e nada fazem no presente

Transforme tempo em história meu rapaz e não seja mais um ser com opinião formada.