segunda-feira, 11 de maio de 2009

Geddel Lima é o único "candidato" que tem a flexibilidade

Na opinião deste Blogueiro dificilmente o Ministro Geddel Lima tomará decisão neste ano em relação a eleição de 2010.
.
Tanto Geddel e Wagner são políticos experientes, e estão convictos que é muito importante para a reeleição do Governador a continuação da aliança com o PMDB.
.
A política da Bahia está passando por um momento único, em que não a um predomínio de nenhum grupo, existem três grupos.
.
O primeiro é comandado pelo o Governador Wagner (PT), o segundo comando pelo Ministro Geddel (PMDB), e o terceiro pelo o ex-governador Paulo Souto (DEM), que é formado por César Borges (PR) e ACM Neto. E com a morte do Senador ACM, o PSDB da Bahia é aliado do DEM.
.
Mas o Ministro Geddel Lima é o único candidato que tem a flexibilidade de compor com os dois lados. Teoricamente o lado que ele compor tem chances reais de vitória. Mas nem sempre a prática segue a teoria.
.
Acredito que o Governador não vai cometer o erro de expulsar o PMDB do Governo, Wagner está certo que o Presidente Lula vai conseguir manter o Ministro Geddel Lima no seu lado em 2010. Por isso ele não tomou nenhuma atitude ainda.
.
O problema é que Geddel Lima sabe que o PT da Bahia não gosta dele, por isso ele tem receio de ser candidato ao Senado na coligação do governador. Ele pode correr o risco de ser traído durante a campanha e não conseguir ser eleito. Em função disso Geddel quer o apoio exclusivo do Governador.
.
Então acredito que o desfecho da eleição de 2010 passa pelo o ex-governador Paulo Souto (DEM). Se ele negociar e conseguir o apoio de Geddel e do PMDB, ele tem chances reais de vencer as eleições.
.
Mas se ele não conseguir e o PMDB continuar no governo, Wagner se reelege facilmente. Moral da história, o lado que o PMDB apoiar será o favorito.
.
Por João Matheus.

11 comentários:

Unknown disse...

eu acredito que desta vez, que ganha para governador é paulo souto, o povo vai fazer a mesma coisa com vagner...

Anônimo disse...

muito lúcido o seu comentario. Parabéns

Anônimo disse...

É isto aí, caro Blogueiro, voce foi "felomenal" nesta sua exposição. Como pmdebista roxo vou torcer para que Geddel fique com Wagner, não por causa do PT (que tem em suas fileiras politicos pequenos, mediocores, "traíras" - que não veem nessa aliança um obstaculo intransponivel para a volta do Carlismo), mas por que Geddel é ministro de Lula e como tal não deve se nivelar em atitudes com esse PTzinho que só enxerga o proprio umbigo.
GEDDEL PRO SENADO!
WAGNER PRA GOVERNADOR!
LULA PRA PRESIDENTE!!! POIS O BRASIL PRECISA DO TERCEIRO MANDATO PARA O MELHOR PRESIDENTE BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS!!!

A Marca do Zorro

Anônimo disse...

VIVA O PMDB, VIVA GEDDEL, VIVA A BAHIA, VIVA O BRASIL...

Anônimo disse...

Blogueiro sua análise está equivocada. A eleição não depende somente de articulação política, mas da audácia e capacidade do candidato convencer que representa o melhor projeto e que é o melhor governante, ou que tenha habilidades que levam a essa conclusão. Não adianta para Wagner ser a maior articulação política se o eleitores repudiarem seu Governo. Da mesma forma não adianta para Paulo Souto ter a maioria dos apoios se a população se convencer de que o Governo Wagner tem atendido as espectativas da população. Além disso, nas campanhas eleitorais sempre ocorrem algo imprevisível, que fogem as análises análise preliminares e que inevitavelmente mudam o curso das coisas.

Anônimo disse...

E ABAIXO O PTzinho-mediocre-nojento-do baixo clero do verdadeiro PT que pensa que manda em tudo, mas que so enxerga o proprio umbigo, causadores maiores desse afastamento do PMDB com o governo Wagner. A culpa disso tudo é de Geraldo Simões e de Rosemberg, que na guludice que quererem para si,os holofotes da fama, não pensaram na Bahia e nem em Wagner, nem em Lula!

Anônimo disse...

VIVA GABIRABAAAAAA, VIVA ITAPETINGA, ESTAMOS DE VOLTA...

Anônimo disse...

tambem com um prefeito ruim desses , fica fácil né!
UM JEGUE TERIA MAIS DISCERNIMENTO!

Anônimo disse...

O PREFEITO DE ITAPETINGA É RUIM???
A CULPA NÃO É DELE, É DE ROSEMBERG.
QUEM MANDOU ELE VIRAR AS COSTAS PARA OS VERDADEIROS PTISTAS?
QUE SIRVA DE LIÇÃO: O VERDADEIRO PTISTA JÁ NASCE PTISTA, NÃO ADIANTA FAZER "RECALL" EM CARLISTA QUE NÃO DÁ CERTO!!!
PLAGIANDO UM VELHO DITADO...
"JÁ VI RATO VIRAR MORCEGO, MAS CARLISTA VIRAR VERDADEIRAMENTE UM PTISTA, ISSO EU NUNCA VI!"

A MARCA DO ZORRO

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKK, O DÓ NUM FALA ASIM DO FANTASMÃO NÃO.. KKKKKKKKKKKK FALEM COISAS PIORES...

Anônimo disse...

Caro blogueiro, não sei se a candidatura do comperador de fazendas de nossa região (itapetinga) vai decolar, sabemos que ele tem muito dinheiro pois a Codeba e a Integração Nacional os deixou abastado, porém se a candidatura dele não decolar pelo menos ele já tem um piloto (parceria com mão branca) para ajudá-lo.