domingo, 5 de abril de 2009

A SORTE PROTEGE OS AUDAZES.

Allah Góes
.
Interessante vermos, e constatarmos que, apesar de sempre se falar que “é necessário renovar”; criar condições para que possam surgir novas lideranças; sempre, e eu disse sempre, que aparece alguém que se disponha a lançar seu nome ao debate público (o que, convenhamos, por conta dos dissabores advindos da perda da privacidade, necessita de muita coragem), aparece a “turma do contra”.
.
E esta “turma do contra”, gosta de lembrar que o “novo”, em política na Bahia, foi o equivoco Waldir Pires, que chegou como “a esperança de dias melhores”, mas que terminou numa pífia renuncia que nos conduziu à 16 anos sem alternância política.
.
Felizmente o “hoje” se encarrega de demonstrar que não foi culpa do “novo”, mas sim do próprio Waldir, que nunca teve “apetite por governar/administrar”, o engodo ocorrido, pois o “novo” pode e é diferente.
.
A Bahia demonstrou nas urnas que cansou de ver o “revezamento Carlista”, mostrou que “assimilou o engodo”, não tem medo do “novo” e que é plenamente possível se conferir oportunidade à outros, e Itabuna, que é uma terra de desbravadores, também deve mostrar que não tem medo do “novo” e deve oportunizar, até mesmo para que possamos ouvir outras idéias, a possibilidade deste “novo” se mostrar, falar, expor.
.
Mas o pior é que, para dar maior consistência à este medo do “novo”, dando-lhe uma sobrevida que os tempos desta “Bahia de todos nós” parecia ter enterrado, “a turma do contra”, aliada a alguns setores da imprensa grapiúna, tem procurado desqualificar e desencorajar o surgimento do “novo”, passando a arcaica idéia de que somente é possível ter governantes da “mesma panelinha”.
.
Tudo fica parecendo que apenas aqueles “anteriormente ungidos”, aquelas lideranças já testadas, é que teriam a condição de se lançar em campanhas políticas, como que por direito divino.
.
E aí “queima-se” todo incauto que se aventura a insinuar que poderia ser a opção do “novo”, tendência que precisa ser mudada sob pena de permanecermos neste continuo de esvaziamento e envelhecimento de nossas lideranças.
.
Agora mesmo, quando novos nomes começam a surgir, e com estes a oportunidade de se debater idéias; quando se ouve falar no nome do Advogado Rafle Filho, ou do Vereador Sólon Pinheiro, inicia-se outra campanha do “contra o novo”.
.
Chega-se ao cúmulo de escrever que “RAFLE SALUME, filho, advogado, vai propagando, falando, dizendo, fala, diz que é candidato a deputado estadual ou federal. Amável eleitor, atento leitor, já escrevi, analisei, opinei taxativamente aqui há meses. Se for candidato, não ganha, perde. Este comentarista já não suporta mais os equívocos de Rafle Salume.”(Sic).
.
E continua: "SOLON PINHEIRO, vereando, vereador nesta capital-cidade do planeta cacau, pela bandeira da tucanagem, pela legenda do tucanato, PSDB. Ele (Solon Pinheiro) tem espírito público, é simpático, lutador, moço. Tem propagado, falado, dito que é candidato a deputado estadual ou federal. Já escrevi aqui. Se for, não ganha, perde” (Sic), e tudo isto como se tivessem o dom da premonição, como se fosse uma ofensa colocar seu nome em discussão, em debate.
.
Gosto muito do texto do jornalista Eduardo Anunciação, mas chegar ao ponto de se insurgir contra a proposição de um nome, que nem bem é ainda uma candidatura, mas sim a demonstração, mais uma, de que a sociedade grapiúna clama pelo “novo” é, ai sim, uma demonstração de que se desconhece que na política se deve ser, antes de tudo, audacioso. Lembremos de Virgílio que há mais de 2.000 anos escreveu: “Audaces fortuna iuvat”. Lembre-se Eduardo, por conta de sua audácia, Geraldo Simões é hoje, Geraldo Simões.
.
Allah Góes é Advogado Municipalista, Membro da Comissão do Advogado Iniciante da OAB-BA, Procurador Nacional da ABRACAM – Associação Brasileira de Câmaras de Vereadores. E-Mail allah.goes@hotmail.com

6 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Allah, pela primeira vez estou simpático a um artigo de sua autoria. Hoje especialmente percebí profunda coerência na sua opinião, haja vista Rafle Salume e o também jovem Solon Pinheiro são duas supostas e futuras promessas na politica de Itabuna, até porque não temos em nosso meio a cultura da eleição jovem, com rarissimas exceções, e não vejo em ambos um momento para que possamos reconhecê-los como nomes a altura de uma vaga na Assembléia Legislativa ou mesmo na Câmara Federal.
A Câmara Municipal precisa muito de nomes conceituados e de respeito, precisa de homens inteligentes e prôbos, precisa também de homens voltados para as questões gerais do nosso municipio, já que não suportamos por mais um período longo o ostracismo do executivo e do legislativo. Itabuna precisa urgentemente crescer, precisa também moralizar as duas Casas governantes, e tenho certeza de que não serão dois jovens inexperientes, apesar da origem de ambos, que vamos resolver os problemas de nossa cidade.
Na realidade, nenhum nome isoladamente irá resolver os problemas de Itabuna, mas sim dependemos hoje de um homem que tenha a capacidade de formar uma equipe eficiente, competente e capaz de solucionar problemas antigos e ao mesmo tempo lançar idéias novas com resultados futuristas, já que Itabuna está no minímo 20 anos sem saber o que é progresso.
Aos que dizem que determinado prefeito fez tudo que Itabuna tem e o outro não fez nada, discordo desta filosofia, a minha diz o seguinte: o prefeito que fez alguma coisa, nada mais fez do que a sua obrigação, e poderia e deveria fazer muito mais, bastava que tivesse uma equipe inteligente e com olhos no futuro. Nada me convence de que um governante por fazer qualquer obra seja o melhor ou o maior, é obrigação, é dever construir, cuidar, promover e também responder por aquilo que deixou de fazer ou não fez de acordo. Infelizmente em Itabuna se faz politica com os olhos no orçamento, esqueceram de que politica se faz com os olhos nas necessidades, e somente homens dignos e despreendidos enxergam desta forma.
Tenham certeza de que está muito próximo de surgir um ou outros nomes na politica de Itabuna capazes de administrar esta cidade com os problemas que ela tem, pelo menos esse é o meu desejo, esse é o meu sonho.
Parabéns Allah!
Observação. Substituir esse comentário pelo anterior.

Anônimo disse...

tem muitos itabunenses brilhando no cenario administrativo estadual e federal, será que não seria o caso de trazer suas experiencias administrativas adquiridas ao longo do tempo para o poder municipal.vamos trabalhar nesta direção, não podemos mais cometer erros na escolha dos nossos governantes.

Anônimo disse...

RAFFE SALUME, ESBANJA SOBERBA E ARROGANCIA , É ESTREMAMENTE INTERESSEIRO, NAO GANHA NEM PARA LIDER DE BAIRRO, POIS NAO TEM SERVIÇO PRESTADO, E SOBRA EM ARROGANCIA...RAFLE, PODE SAIR CANDIDATO, MAS VAI TOMAR UM PAU NAS URNAS, VC TEM QUE COMEÇAR DE BAIXO, VC É UMA FIGURA ANÔNIMA E INEXPRESSIVA, SEJA CANDIDATO A SINDICO QUE PRA VC SERA UMA DERROTA MENOS DOLOROSA!!!!

giba II disse...

FALOU, FALOU E NÃO DISSE NADA! DESPERDÍCIO DO VERNÁCULO, TANTO CONHECIMENTO JURIDICO MAL APLICADO!!! CARO DR. ASSIM COMO V.SA. DIZ O QUE QUER, VAMOS DEIXAR O VELHO JORNALISTA, DIVAGAR; A CARTA MAGNA AUTORIZA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO! NÃO HOUVE OFENSAS OU MANCHAS A DINIDADE DOS CITADOS, ELE FOI MAIS SUAVE E ELEGANTE QUE V.SA. QUE INSINUA!!! "GERALDO SIMÕES É GERALDO SIMÕES" SOLON E RAFLE, PODERÃO SER... ... NA OPINIÃO DE EDUARDO, NÃO SERÃO! AGORA, INFELIZMENTE PARA OS DOIS, E PARA V.SA. ENTRE "UM DRINK E OUTRO" ELE ACERTA MUITO NAS SUAS "ANUNCIAÇÕES"!!!!!!

Anônimo disse...

senti uma rivalidade entre os 2...
allá e Rafle, eu concordo com allá, nem rafle e nem solon tem esse peso para ser DEPUTADO, se sair os 2 juntos n faz a votação de 10 mil votos, solon tem que ficar queto, pois PROMETEU muita coisa como vereador e n cumpriu nada, alias cumpriu uma coisa, ele trocou de carro(novo honda civic - new civic), entao solon baixa a BOLA, comece a TRABALHAR, para pensar FUTURAMENTE se ocorrer tudo ok para vc sair candidato a DEPUTADO.

Junior

Anônimo disse...

Allah Góes não é nenhum menino imaturo e sabe que Rafle e Solon querem ficar conhecidos regionalmente e estadualmente para galgar cargos políticos e quem sabe num futuro próximo com o apoio de grandes políticos acertarem numa dessas eleições para cargos majoritários como os de deputado.

Por outro lado existe a fidelidade partidária já utilizada neste município por Luis Sena, quando se candidatou a deputado estadual com a intenção de obter votos para Alice Portugal, a mesma se fizesse campanha nesta região apenas com seu nome não receberia tantos votos, mas apoiada por outros candidatos conseguiu uma margem considerável que ajudou a elegê-la.

Resultado disso, Luis Sena está com "moral" no partido e após ter se aposentado pelo Banco do Brasil, ele e alguns parentes foram premiados com cargos político.
Wenceslau está mo mesmo caminho e no próximo ano vai brigar com Sena para ver quem sai para deputado estadual e fica com os votos que ajudarão a legenda do PCdoB, sabendo que os dois não tem cacife para se eleger.

Isso é política caros leitores...