sexta-feira, 10 de abril de 2009

A Morte e o Luto.

Estou de luto. Ontem pela noite, na cidade de Buerarema, uma ex-aluna minha foi assassinada brutalmente num bar. Conta-se que isto foi devido a envolvimento da mesma com drogas. Porém, não se trata do que desejo tratar aqui.
.
A cidade de Buerarema tem vivido um grande potencial de caos urbano devido ao alto índice de circulação de drogas ilícitas ao ar livre e à luz do dia. Eis um problema complexo que envolve melhoria em educação, saúde, segurança, políticas públicas, em geral.
.
Fico extremamente constrangido em ter que noticiar este tipo de coisa, mas é um dever cidadão, este. É através da escrita que posso conclamar a sociedade a agir de forma proativa diante desses absurdos.
.
Mas o leitor e a leitora que não é de Buerarema pode perguntar: “O que tenho a ver com uma garota morta em Buerarema, se não moro lá?”. Ao que respondo em alto e bom tom: “Somos sociedade, se há limites físicos que nos separam, tenha certeza, não existem limites psíquicos, informativos e culturais que não possam ultrapassar barreiras e muros.”
.
João Lins.
Graduando em Psicologia pela FTC.

7 comentários:

Anônimo disse...

João Lins,
Pêsames,
Também estou de luto,pois em minha cidade um jovem foi assassinado brutalmente, dentro de um bar,em plena praça municipal, e quando vc diz da questão geográfica que separa as cidades, concordo contigo, as distâncias psíquicas, morais, afetivas, emotivas, estas não conseguimos distinguí-las, separá-las das nossas vidas e observamos atônitos o mal que as drogas e a violência tem feito aos nossos jovens. Sinto muito pór sua ex aluna, mas mais do que isso, sinto por todos os jovens ex alunos de inúmeros colegas de cátedra que se perdem ou se perderam nos últimos anos.

heraldo disse...

as pessoas debatem muito pela edidemia da dengue, e esqusem que a epidemia da droga pegou os jovens as familias, e pior sao esconditos os indices, de mortes e familias desfeitas, os politicos jogao a culpa nos pais os reliogiosos nas politicas educacionais, pior que a dengue . o remedio e amor e respeito e boa vontade

Apaixonado por Conhecimento disse...

Agradeço profundamente os pêsames e declaro, mais uma vez, minha disposição para frearmos estes movimentos insalubres em nossa sociedade. Como diz o Heraldo, não adianta jogarmos a culpa em terceiros. Ou assumimos as rédeas da situação ou iremos, todos, para o buraco.

Anônimo disse...

Caro João,
meus pêsames! e minha solidariedade a sua tristeza, bem como à família da vítma...essa sua manifestação de tristeza, deveria ser tomada pelas autoridads baianas. Quem sabe aassim, "elas" pudessem evitar percas como essas em nosso território, investindo na polícia de nosso estado.
lamento, mas tambem não acredito que a ´curto e médio prazo...outras famílias sejam poupadas de tamanha tristeza...pois não há empenho no policiamento.

Anônimo disse...

Caro João,
meus pêsames! e minha solidariedade a sua tristeza, bem como à família da vítma...essa sua manifestação de tristeza, deveria ser tomada pelas autoridads baianas. Quem sabe aassim, "elas" pudessem evitar percas como essas em nosso território, investindo na polícia de nosso estado.
lamento, mas tambem não acredito que a ´curto e médio prazo...outras famílias sejam poupadas de tamanha tristeza...pois não há empenho no policiamento.

Apaixonado por Conhecimento disse...

ERRATA:
Onde está escrito: “Somos sociedade, se há limites físicos que nos separam, tenha certeza, não existem limites psíquicos, informativos e culturais que não possam ultrapassar barreiras e muros.”

Leia-se:

“Somos sociedade, se há limites físicos que nos separam, tenha certeza, não existem FATORES psíquicos, informativos e culturais que não possam ultrapassar barreiras e muros.”

Anônimo disse...

sempre houve jovens rebeldes, houve a era dos hips,jovem guarda, raul seixas, caruza,os novos baianos, a violencia, aumentou quando tudo se tornou "vil metal" DINHEIRO. O JOGADOR DE BOLA JÁ NAO JOGAR POR AMOR A CAMISA DIGO AO SEUTIME OU AO SEU PAIS, E SIM O AMOR AO DINHEIRO A FAMA, OS AUTORES DE NOVELA , TEATRO , MUSICA SAO COMO MERCADORIA . A POLICIA TEM A FUNÇAO DE INIBIR O ESCESSO, QUEM TEM FORÇA DE TENTAR CORRIGIR E TENTANDO USAR A ARTE , O ESPORTE, NAO EXISTE MAIS GINCANAS DE BAIRROS DE COLEGIO, ARTITAS NAS PRAÇAS AS PREFEITURAS NAO FAZEM QUESTAO DE COM A SECRETARIA DE EDUCAÇAO TENTAR AJUDAR A ESTAS FAMILIAS, COM ENCONTROS ECUMENICOS, PROFESSORES MAIS PAIS E UM SONHO ,POREM ESQUECEMOS QUE PODEMOS VENCER UM MUNDO SE SONHARMOS JUNTOS.
ESTE ANONIMO QUE SÓ QUER FALAR DO GOVERNO PT ACHANDO QUE A POLICIA É QUE TEM A OBRIGAÇAO DE CRIAR OS FILHOS, TALVEZ NAO TENHA UM FILHO DROGADO EM CASA OU UM FILHO DESEMPREGADO QUE NA PORTA DE UM COLEGO QUALQUER ENCOTRA UM MAGINAL TRAFICANTE QUE ALEM DE DAR A DROGA PARA O CONSUMO DAR-LHE O EMPREGAO DE SER AVIAO, É AI QUE A POLICIA TEM DE AGIR E DANDO UMA MORALIZACAO A TODOS OS POLICIAS PARA QUE NAO TENHA MEDO DE PRENDER O TRAFICANTE. A LUTA E CONTRA O TRAFICO.O PROBLEMA E MUITO DIFICIL, OS POLITICOS TEM PERDIDO FILHOS, O BRASIL JA PERDEU GRANDES NOMES, AS IGREJAS SE VESTESE DE DEUSES E SO FAZEM JULGAR OS PAIS E OS FILHOS, OS POLITICOS. ESTAO CERTOS POREM TEMOS QUE TER AÇAO , ORAÇAO SEM AÇAO, SO CHEGA ATE O TETO. EXISTE UMA REDE DE TV, CHAMADA CANÇAO NOVA EM SAO PAULO TRANMITIDA PELA PARABOLICA, ENCOTRASE UMA PESSOA QUE FOI UM JOVEM DROGADAO POREM TEM UM EXEMPLO DE VIDA MARAVILHOSSO HA FINAS DE SEMANA EM EVENTOD CHAMADO PHN REUNE MAIS DE DOIS MIL JOVENS PARA ATRAVES DA MUSICA CATOLICA E USO DA PALAVRA DE DEUS CONTAR EXEMPLOS DE VIDAS RESTAURADAS , POREM A MIDIA NAO AMOSTRA ISSO AI VOCE VÉ O INVERSSO SE ELE REUNISSE ESTES JOVENS PARA SE DROGAREM A MIDIA AMOSRTRARIA, AS GRANDES REVISTAS COLOCARIA NAS CAPAS, COMO FERNANDIO BEIRA MAR FOI CAPA DE REVISTA NESTE PAIS E STE FORA DELE, POREM ESTE RAPAZ CHANMDO D U N G A NUMÇA FOI CAPA DE REVISTA VEJA, ISTO É, ETC. O FANTASTICO NUMÇA FALOU NESTE CARA, NEM ANA MARIA BRaga numça levou este cara ou outro que sirva de exemplo para os jovens que muitas vezes nao sabem conversar com seus pais nem familiares.
am vida é louca
é uma louca vida