quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Política com feijão

A feijoada do Hotel Tarik, realizada neste final de semana, transformou-se no primeiro palanque do ano. Sete pré-candidatos a prefeito de Itabuna estavam presentes: Juçara Feitosa, do PT, acompanhada do marido, o deputado federal e secretário da Agricultura, Geraldo Simões, Capitão Fábio, do PMDB, Dinailton, do PDT, Davidson Magalhães (?), do PCdoB, Acácia Pinho, do PRB, Azevedo, do DEM, e Adervan, do PSDB, todos para testar a popularidade.

Geraldo e Davidson Quem levou mais assessores foi Capitão Fábio, que esperava pelo ministro Geddel, mas este não apareceu. Geraldo chegou junto com Davidson Magalhães, da Bahiagás, que mostrou pouco gás e saiu às 4 da tarde. Juçara e Acácia circulavam em toda a festa, diferente dos outros candidatos, que formaram grupinhos.

Sem cotoveladas A ex-secretária Juçara Feitosa estava acompanhada por cerca de 15 pessoas, entre elas Moacir e Miralva que, segundo pessoas próximas ao grupo, disputam palmo a palmo quem irá coordenar a campanha de Juçara. Não teve cotoveladas. Geraldo se deu bem, pois apareceu com uma camisa vermelha facilmente identificável.

Os descolados Azevedo formou grupo ao lado de Capitão Fábio e circulou pouco. Ficou colado ao grupo da prefeitura de Itabuna. Adervan ficou o tempo todo ao lado do seu marqueteiro de campanha, Gerson Menezes. Dinailton passou quase despercebido pela massa do público, aqueles que foram comer feijão e ver o Lordão. A banda, como sempre, deu um show.

Marketing regionalAté de outros municípios apareceram pré-candidatos como Jabes Ribeiro, do PP de Ilhéus, usando uma camisa da produção do evento. Se Jabes não ganhar um cargo no governo do estado ou a prefeitura de Ilhéus, Eduardo Fontes promete contratá-lo como um dos organizadores da festa. De Itajuípe veio Gilka Badaró, do PR, “para rever os amigos”, disse a nossa reportagem. Gilka dava abraços e pedia apoio a todos inclusive a Renato e Geraldo.De Coaraci veio a professora Josefina Castro, do PT, e de Itajú do Colônia vieram dois: Ana Paula, do PMDB, ciceroneada pelo primo Helinho, candidato em Buerarema a vereador, e Auri, do PPS.

Com o caderninho A pré-candidata do PRB, Acácia Pinho, distribuiu beijinhos e levava uma cadernetinha na bolsa. Para fazer anotações. Uma dessas anotou o telefone do comunista Ramon Cardoso, que fez questão de pousar na foto com a mulher. A candidata ficou na mesa dos ex-colegas da administração de Fernando Gomes, como Marcelino, da Agricultura, e Piropo, controlador-geral.

Diário do Sul

Nenhum comentário: