segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Eleições, base aliada e crise na segurança podem apressar reforma do secretariado de Wagner

realização das eleições municipais em 2008 deve apressar o processo de reforma no secretariado do governo da Bahia logo após o Carnaval. No tabuleiro de peças construído pelo governador Jaques Wagner no início do ano passado, alguns nomes devem ser substituídos até a data limite para os secretários abandonarem os cargos para partir em direção ao corpo-a-corpo com os eleitores.
Luiz Alberto Santos, titular da pasta da Promoção da Igualdade, deve ser o primeiro a se desligar da máquina administrativa estadual. Ele foi indicado pela ala petista ligada ao Movimento Negro como pré-candidato do partido à prefeitura de Salvador, O secretário de Agricultura, Geraldo Simões, é outro nome que desponta como candidato na sucessão municipal deste ano. Sem fortes concorrentes no âmbito regional, Simões é a opção número 1 do Partido dos Trabalhadores para concorrer à prefeitura de Itabuna, no Sul do Estado.
Para acomodar os partidos da base aliada no governo, Wagner também estuda a saída do secretário de Desenvolvimento e integração regional, Edmon Lucas. Ex-carlista, Edmon foi peça-chave do período de transição, dado o bom relacionamento que mantinha com a equipe do ex-governador Paulo Souto (DEM).

Negativas
A despeito da garantia de fontes ligadas ao governador de que a reforma do secretariado é inevitável, nenhum dos pré-candidatos admite falar em eleições municipais antes do período oficial de desincompatibilização.
Mesmo já tendo sido prefeito de Itabuna e exercendo forte influência política na região, Geraldo Simões - por meio do seu chefe de gabinete, Carlos Sodré - nega a possibilidade de disputar o pleito deste ano. "Não há essa possibilidade e ele segue na secretaria", disse o assessor, por telefone. A alternativa que o secretário de Agricultura estuda é lançar a candidatura da mulher, a sindicalista Jussara Feitosa.

Candidatos declarados Se no executivo os pré-candidatos preferem "esconder o jogo", no Legislativo, os rumos da política na Bahia já estão bem encaminhados. Em Feira de Santana, segundo maior colégio eleitoral do Estado, o PT já definiu como prefeiturável o deputado federal Sérgio Carneiro. Ele venceu as prévias realizadas no último dia 20 e já é nome certo na disputa com o colega de congresso, Colbert Martins (PMDB).Além do embate de Feira, PT e PMDB - que foram aliados na eleição de Jaques Wagner para o governo do Estado, prometem outras brigas em nível municipal. Em Juazeiro, a 500 quilômetros de Salvador, na divisa com Pernambuco, Joseph Bandeira deve ser o candidato petista. Ele vai enfrentar o atual prefeito, Misael Aguilar, que em 2007 trocou o DEM pelo PMDB.
Gabriel Noronha

Nenhum comentário: