terça-feira, 10 de junho de 2008

Política,gente e poder

Acácia Pinho era pré-prefeiturável aqui de Itabuna e como não conseguiu nem possuía visibilidade eleitoral, não levantou vôo, procurou o roteiro do deputado estadual Fábio Santana, do ministro Gedel Vieira, para os quais se ofereceu para reservadas conversas políticas, na semana passada, ali em Salvador. Nos próximos parágrafos, sem economizar espaço, olhando de binóculos, sem binóculos, com óculos, sem óculos.
Acácia Pinho, perdão, dona Acácia Pinho, tinha conhecimento há tempos, que sua candidatura (PRB) estava travada no palanque eletrônico (tevelândia, tevê), travada nas pesquisas de intenção de voto, nas praças, mas continuou dissimulando, disfarçando, fantasiando, ludibriando, enganando que era candidata. E, finalmente, dona Acácia Pinho, dominada pela realidade, pelo cansaço, se acovardou, se entregou, seduzida pelo PMDB.
Acácia Pinho, depois do seu fusca ter acabado a gasolina na estrada, no meio da viagem, após promover muita espuma com pouco chope, está satisfeitíssima em ter fechado aliança, selado acordo “idealisticamente” (entre aspas) com Fábio Santana, Geddel Vieira, PMDB. Especialíssimo registro: Quem ficou felicíssimo com a aliança, acordo, pacto foi o prefeito de plantão, Fernando Gomes, dos Democratas, do DEM.
Acácia Pinho, professora de nível superior, que tem o hábito de abusar de perfumes caros, mulher que cultiva o abuso da elegância, fêmea charmosa, depois de noites, depois de meses, depois de horas, depois de dias como pré-prefeiturável deste chão, terminou se entregando, desistindo, recuando, pois estava antecipadamente derrotada, vencida, mas disfarçava para a sociedade, enganava o eleitor, povo.
Acácia Pinho, lembrai-vos, quando secretária de Administração deste quarto mandato do prefeito de plantão daqui de Itabuna, senhor Fernando Gomes, foi “suavemente” (entre aspas) demitida por pressões encabeçadas por Jorge Vasconcelos & Maria Alice. Dona Acácia Pinho, como não tem personalidade política, como não tem opinião, se esqueceu de prestar satisfações ao público. O débito persiste.
Acácia Pinho. Sussurraram, murmuraram, espalharam, boataram acolá, aqui, ali que o patrocinador-estimulador-padrinho da candidatura de dona Acácia Pinho era a Igreja Universal do Reino de Deus, do “bispo” Edir Macedo, a poderosa IURD. Vamos descobrindo, vai aparecendo, vai parecendo que eram mesmo sussurros, murmúrios, boatos. Categoricamente: menos verdade. Ou, quem sabe, ilusões, sonhos.
Acácia Pinho se retirou, desistiu, recusou, recuou, fugiu. Nesta retirada têm várias interpretações, hipóteses, leituras. Comento a primeira, por enquanto, por hoje: A participação nos bastidores do prefeito Fernando Gomes. Dona Acácia Pinho, perfumada mulher, charmosa fêmea, sem verificar o teto nem o piso das urnas, tirou seus sapatos altos, fivelas da cintura, pulseiras antes de chegar ao rio.

Eduardo Anunciação

Um comentário:

Anônimo disse...

Zelão, Comenta:


Ao que parece, dona Acácia Pode Pinho, vai ter mais uma vez que adiar o seu "reencontro" com Fernando Gomes.
Acácia nunca escondeu o seu "desejo" em dar e receber, o apoio a Fernando Gomes, e por isso mesmo ficou feliz em aceitar ser a vice do capitão Fábio, por pensar que seria ele o ungido com o paoio fernandista.
Com as últimas notícias de que; desfeito o acordão entre Fernando e o Ministro Gedel, Fernando teria tido uma recaída de gratidão pelo seu vice o capitão Azevedo, dona Acácia está novamente se sentindo abandonada e traída, longe dos braços do seu "político amado".