sábado, 8 de março de 2008

Entrevista do deputado estadual Capitão Fábio concedida ao jornal Diário do Sul

Diário do Sul – De que forma o Sr. recebeu as informações a respeito do projeto de Geraldo Simões em relação ao PT e o PMDB?
Capitão Fábio - Fiquei surpreso ao ler a matéria, porque ele (Geraldo Simões) praticamente fechou todas as portas e janelas. Quer dizer, uma decisão unilateral. O PT se fecha a todos os outros partidos como se fosse o maior partido, o único partido com direito a ter candidato a prefeito no Brasil. Então, o camarada que se credencia a prefeito tem que ser do PT, porque o governador hoje na Bahia é do PT, o presidente da República é do PT e os prefeitos na Bahia têm que ser todos do PT? 417 municípios da Bahia, todos têm que ser do PT?
DdS - Se Geraldo chamar o Sr. para falar sobre política, qual vai ser o tom de sua conversa com ele?
Capitão Fábio – Converso com Geraldo Simões, perfeitamente. Converso com qualquer outro representante de sigla partidária aqui em Itabuna. Não há nenhum impedimento. Agora, o PMDB já definiu a sua posição aqui em Itabuna. Tem candidato a prefeito. É Capitão Fábio e acabou. Fim de papo. Cabe ao PT definir, se é Geraldo Simões o candidato ou Juçara Feitosa.
DdS - Geraldo diz que apoiaria sua reeleição de deputado em troca da composição com o PMDB para a sucessão em Itabuna. Qual a sua opinião em relação a esta pretensão do Secretário de Agricultura?
Capitão Fábio – É um equívoco muito grande do secretário. Ele foi convidado pelo governador Wagner a assumir esta pasta importante para a Região Cacaueira. A região precisa de uma resposta do secretário Geraldo Simões. Precisa de resultados dessa secretaria. O PAC do Cacau vem aí. Lula vai anunciar o PAC do Cacau. E quem vai executar esse programa? Vai ser outro secretário de outra região, que não conhece nossa realidade?
DdS - Então o Sr. acha que Geraldo Simões é melhor para Itabuna como Secretário de Agricultura do que como prefeito?
Capitão Fábio – Perfeitamente. Ele deve permanecer como Secretário de Agricultura. O governador está gostando do trabalho dele. Ele está desenvolvendo bem a pasta dele. Esse programa de Agricultura Familiar está sendo elogiado. Então, tem que ser candidato a prefeito porque o PT não tem outro nome? E a base do governo não tem outro nome? O PMDB não faz parte da base do governo Wagner? Se não tivesse, tudo bem.
DdS - O Sr. faria uma proposta a Geraldo no sentido de compor com o PT?
Capitão Fábio - Mas é claro. Estamos abertos. O próprio Lúcio Vieira, o presidente do PMDB, e o ministro Geddel já se colocaram à disposição.
DdS - O Sr. quer ser prefeito de Itabuna com apoio do PT?
Capitão Fábio – Seria o mais sensato. O PT já teve oportunidade duas vezes de administrar Itabuna. Nós nunca tivemos essa oportunidade de mostrar a nossa competência como prefeito. Já mostrei como deputado. Tanto é que fui reeleito. O povo me reelegeu por quê? Porque viu que trabalhei pelo município, trabalhei pela Região Cacaueira.
DdS - Caso o Sr. tenha que conversar com Geraldo Simões sobre política hoje, que proposta o Sr. faria a ele?
Capitão Fábio – É um assunto até estratégico. Não podemos colocar isso em público, porque faz parte de um entendimento de interesse partidário, de grupos. E eu não posso expor isso. Tem que haver uma conversa entre eu e o secretário Geraldo Simões para que haja esse entendimento. Agora, acredito na consciência hoje do PT, do próprio Geraldo Simões em verificar que a comunidade anseia por mudança. O nome do secretário, assim como o nome do atual prefeito, tem uma rejeição enorme, o que dificulta qualquer pretensão de candidatura e até também alcançar a posição de prefeito. Seria uma disputa muito mais onerosa, uma candidatura muito mais problemática. Por isso, é melhor um nome de consenso, um nome da base de apoio do governo Wagner, que é Capitão Fábio, deputado estadual do PMDB. Uma coisa é certa: Geraldo Simões é deputado federal, secretário de Agricultura e é um nome forte para ser candidato a prefeito de Itabuna. Isso não quer dizer que ele seja o prefeito de Itabuna. Se ele for candidato a prefeito de Itabuna, vai disputar com o Capitão Fábio, do PMDB. E se ele perder as eleições? Ele vai perder a Secretaria de Agricultura, vai perder o prestígio que tem hoje no governo Wagner. Tudo isso ele vai perder. Então, acredito que isso esteja na mente de Geraldo Simões. Ele deve dormir e acordar pensando nisso, mas acredito que terá bons sonhos nesse período. Vai justamente ter o nosso nome como nome em condições de representar o município e que haja esse entendimento, essa composição e que venhamos, também, futuramente, de acordo com suas pretensões políticas, estar apoiando ele em outro nível na política. Quem sabe, até como senador.
DdS - Deputado, caso não haja entendimento entre o PMDB e o PT, o Sr. prefere enfrentar quem nas urnas: Geraldo Simões ou Juçara Feitosa?
Capitão Fábio – Olha, eu preferiria não enfrentar nenhum dos dois, porque é um erro do PT insistir em candidatura. O povo quer mudança. Geraldo Simões é o retorno do que aconteceu no passado. O povo hoje já desaprova a sua condição de administrador do passado. E Juçara Feitosa é a continuidade, digamos assim, do pensamento, da metodologia de trabalho de Geraldo Simões. Gostaria que eles não fossem candidatos.
DdS - Mas se o PT tiver candidato?Capitão
Fábio – Eu não tenho porque temer nem um nem outro (Geraldo e Juçara). Estou preparado para enfrentar qualquer um dos dois.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vê-se, sem sombra de dúvidas, que o entrevistado não tem preparo para ser um bom gestor de uma cidade com a importância política de Itabuna. Itabuna, como referência política da região sul da bahia, estaria a merecer um gestor preparado, arrojado, que seja altivo, destemido e que tenha reconhecida postura moral. Itabuna necessita de um prefeito COMPETENTE.