segunda-feira, 23 de março de 2009

SECRETARIA DE ESPORTES, MOEDA DE TROCA OU DOR DE CABEÇA?

A incerteza sobre quem será o Secretário Municipal de Esportes de Itabuna, cujo cargo encontra-se vago, reforça a tese de que a área do esporte, a exemplo do que ocorreu na administração passada, nunca foi prioridade para o Governo do Prefeito Azevedo.

E esta constatação, é facilmente percebida ao se observar o que vem acontecendo desde antes da posse da atual administração, pois no que se refere ao desporto, mesmo havendo um acordo tácito entre o então candidato Azevedo e membros da UBI (isto como retribuição pela ajuda durante a campanha), mesmo assim, não se tinha como certa a indicação de Alcântara Pellegrini para a área.

Por conta de não se ter maioria na Câmara (até porque os partidos aliados haviam elegido apenas 02 vereadores), somado ao fato dos membros do dito G7 terem tornado públicas a intenção de “fazer” a Mesa da Câmara, deixou-se a pasta de Esportes para as “conversas” necessárias à “governabilidade”.

Assim, começou-se a se montar o atual governo, convites foram feitos, nomes foram escolhidos, e nada de se definir quem iria para a pasta do Esporte, pois se pretendia (e parece que ainda se pretende), utilizar-se da Secretaria como “moeda de troca”.

Sim, “moeda de troca”, pois a pasta que inicialmente seria do DEM (via vereador Milton Cerqueira), por conta do desenrolar da eleição da Mesa da Câmara (onde o mesmo Milton foi responsabilizado pela derrota do governo), visando ainda a dita “governabilidade”, foi posteriormente oferecida ao PSDB e ao PPS.

E a Secretaria continuou a ser oferecida, mesmo depois da eleição da Mesa da Câmara, pois tão logo se assimilou aquela derrota, por conta do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado junto ao Ministério Público, e da reforma administrativa, que diminuiu o número de cargos comissionados e de confiança, diminuída ficou a margem necessária ao conseguimento da “governabilidade”.

Diminuída a margem da “governabilidade”, colocou-se novamente o Setor de Esportes, por não ter um titular definitivo, na berlinda. Recomeçaram as ofertas, o que inviabilizou, por conta da insegurança, que se realizasse qualquer tipo de planejamento na área, o que prejudicou, entre outras coisas, o Itabuna Esporte Clube, que por pouco, não deixou de mandar seus jogos no Itabunão.

Ocorre que tudo isto foi feito, e negociado, sem que se deixasse claro ao Secretário interino, que sua posição era provisória, e aos sabores da “governabilidade”, motivo pelo qual não apenas este, mas todo o grupo que o apóia (incluindo-se aí o Vereador Milton Cerqueira), tomou como surpresa o fato do Governo ter pedido de volta o cargo.

Não foi apenas a surpresa do pedido, mas a forma como este foi feito, que detonou mais esta crise no governo Azevedo, que passa a ter que administrar, também, insatisfações dentro de seu Partido, de seu Grupo.

E assim, a oposição, que não é besta nem nada, acabou por escolher como Relator da nomeação do Procurador Geral do Município (que também se transformou em outro problema para Azevedo), justamente o magoado Milton.

Da forma equivocada como se está gerindo a escolha do ocupante da Secretaria de Esportes, a Pasta está mais para “dor de cabeça”, que para solução, pois por conta dos desdobramentos ocorridos desde a eleição da Mesa da Câmara, e dos erros na condução de todo o processo até aqui, logo, logo, para que se evitem mais falhas, alguém por certo sugerirá, até por conta do descaso como vem sendo tratada a área desportiva, que se extinga de vez o Esporte em nossa cidade.

Allah Góes é advogado Municipalista, Conselheiro do Itabuna Esporte Clube. E-mail:
allah.goes@hotmail.com

14 comentários:

Anônimo disse...

para acabar logo com isso o mais certo e colocar Pelegrini na secretaria alem de ser um bom nome e o unico que tem o perfil para a pasta pois a secretaria já esta cheia de parasitas com sergão,gringo,paulão,ricardo xavier ,leo,suzana que só assina mais trabalha no gabinete do prefeito com essa equipe ate pelegrini vai ter trabalho para fazer o esporte andar

Anônimo disse...

BOA NOITE !!! JOÃO,ENTRO NO SEU BLOG TODOS OS DIAS E VC ESTA DE PARABENS POR SÓ TRAZER NOTICIAS COM ETICA. QUERO FAZER UMA DENUNCIA SOBRE A SECRETARIA DE ESPORTE. SUZANA ESTA LOTADA COMO DIRETORA DE ESPORTE E LAZER MAIS NUNCA FOI NA SECRETARIA ISSO E UM OBSURDO RECEBE TODO MES 3.000,00 NESSA SITUAÇÃO O ESPORTE VAI FICAR COMO EM ITABUNA

Anônimo disse...

Allah, grande comentário, pois dissse a verdade a quem não quer ver, você se mostrou grande conhencedor dos fatos, pois o que temos notado é que o prefeito, não tem demonstrado interesse algum quanto ao esporte. Esquece que o esporte foi um dos grandes cabos-eleitorais dele, sentimos muito pois o Pellegrino seria uma pessoa que fugiria das regras da política e faria um trabalho tecnico, pois tem mostrado para todos o seu amor pela causa do esporte, mais uma vez votamos errado.

Anônimo disse...

AZEVEDO DEVERIA RASGAR SEU DIPLOMA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA.
POIS NÃO APRENDEU NADA NA FACULDADE.
TAMBEM DIZEM QUE QUEM FAZIA OS TRABALHOS ERA O SARGENTO GILSOM!!!!!TAI A RESPOSTA.

Anônimo disse...

azevedo que desmoralizar os professores de educação física se não vejamos
-na administração um administrador
-na educação um professor
-na agricultura um agronomo
-na ação social um assitente social
-no sedur um arquiteto
-na procuradoria um advogado
-na fazenda um ex fazendario
-na comunicação um marqueteiro
-na FICC um escritor
- e no esporte um bicheiro ou um politico de carteirinha...me poupem!!!!!!

Anônimo disse...

GENTE ITABUNA E REGIÃO TEEM 05 FACULDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
QUAL A DIFICULDADE DE ENCONTRAR UM PROFISSIONAL ALIADO DE AZEVEDO.
GILSOM NÃO ESTÁ PREOCURANDO DIREITO.

Anônimo disse...

SE OS ESPORTE DE ITABUNA TÁ LEGAL GILSOM E AZEVEDO DEVERIA DEIXAR PAULÃO E RICARDO POR LÁ......ESTA DUPLINHA VAI COMPLETAR 16 ANOS NA SECRETARIA ESPORTE............PODE SARGENTO!!!!!

Anônimo disse...

Parabens Allah, Alcântara e Itabuna não merece esse tratamento do Prefeito Azevedo.

Anônimo disse...

Reclamão
Ricardo Xavier, presidente do Itabuna E.C. e diretor da Secretária de Esportes, disse nesta semana em programa de rádio que o time não recebe ajuda da prefeitura.

Ingratidão
Xavier é um ingrato, está cuspindo no prato onde come. Não recebia nada no governo passado e se calou. Hoje recebe dinheiro da prefeitura e diz que ela não ajuda o time. Acorda, Azevedo!

Anônimo disse...

Azevedo é o maior en godo político que Itabuna já viu.
Tá na hora de tirar esse parasita da prefeitura.
Sai daí, capitão fuleiro!

Anônimo disse...

Reclamão
Ricardo Xavier, presidente do Itabuna E.C. e diretor da Secretária de Esportes, disse nesta semana em programa de rádio que o time não recebe ajuda da prefeitura.

Ingratidão
Xavier é um ingrato, está cuspindo no prato onde come. Não recebia nada no governo passado e se calou. Hoje recebe dinheiro da prefeitura e diz que ela não ajuda o time. Acorda, Azevedo!

Anônimo disse...

O sonho de Allah Góes é ser vereador, mas não vai conseguir não...

Anônimo disse...

Allah, Vereador??? Pela postura e desenvoltura estaria ele mais pra executivo q legislativo, aliais, como ele anda direto por Brasília, melhor sair logo pra Deputado...

Anônimo disse...

depois da votaçao da camara a secretaria vai pro vereador , maria alice quer e será senvergonha se aceitar depois da vergonha que passarao ou neste mato tem muito coelho , jogo bicho dinheiro