sexta-feira, 27 de março de 2009

Exame aponta que 20% dos alunos do TOPA têm problemas de visão.

Exame beneficia jovens e adultos do programa em Ibicaraí
.
Mais de 20% dos alunos inscritos no Programa Todos pela Alfabetização (TOPA) em Ibicaraí, no sul da Bahia, apresentam algum problema de visão que interfere no aprendizado e na sua qualidade de vida. O programa estadual, executado em parceria com organizações não-governamentais e a prefeitura de Ibicaraí, atende a 1.108 jovens e adultos neste semestre. 232 deles, pelo menos, apresentaram dificuldades para enxergar e estão sendo submetidos a exames oftalmológicos num hospital especializado em Itabuna, o Day-Horc.
.
Estes exames estão sendo feitos entre quinta e sábado (dias 26 e 28) e também na próxima semana (dias 31 de março e 2 e 4 de abril). 33 deles passaram por check-up oftalmológico ontem (26). Nesta sexta, a partir das 14h, serão mais 33 alfabetizandos. Amanhã, sábado, às 7h, serão mais 60 alunos. A grande maioria deles nunca entrou numa sala de aula nem fez exames oftalmológicos, como dona Maria José de Jesus, 54 anos.
.
A médica oftalmologista Carla Cordeiro identificou que dona Maria apresenta dificuldades para enxergar de perto e, por isso, vai usar óculos pela primeira vez na vida. “A dificuldade para enxergar é um problema comum nessa idade”, diz a médica. A dona de casa também será submetida a exames de detecção de catarata e glaucoma. Caso seja necessário cirurgia, o procedimento será coberto pelo TOPA. A necessidade de óculos foi identificada nos exames de refração, acuidade visual e mapeamento de retina.
Maria José faz exame, acompanhada da voluntária Angela Santana.
.
Combate ao analfabetismo.
O Topa começou a ser executado em 2007 e trata-se do maior programa de alfabetização do Brasil, considerado referência pelo Ministério da Educação (MEC). O estado possuía cerca de 1 milhão de analfabetos até o início de 2007, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge). Esses números caíram após a implantação do programa. Quase 350 mil alunos já foram alfabetizados.
.
Contatos para entrevista. Aliny Ribeiro Bastos (Coordenadora do Topa/Ibicaraí) - (73) 3242-1005 / 9115-3832

Nenhum comentário: