sexta-feira, 27 de março de 2009

Artista esculpe a Santa Ceia na Praia da Ribeira em Itacaré.

O momento em que Jesus anuncia que há um traidor entre seus apóstolos está sendo retratado, na areia da Praia da Ribeira, pelo gaúcho Leopoldo Rios Pereira, o Leo. O artista plástico iniciou a escultura da Santa Ceia há pouco menos de duas semanas e sua previsão é que esteja concluída até a Páscoa, que será comemorada em 12 de abril. Para preservar a obra, artesãos de Itacaré construíram uma barreira a fim de evitar que o mar destrua o trabalho.
.
A escultura minuciosa feita por Leo, que reproduz delicadamente pratos, taças e pães, está sendo feita com a ajuda do artista Juan Marques Silva e com o apoio da Associação de Artesãos de Itacaré (Asart). O presidente da instituição, Paulo Sérgio Santos, disse estar feliz por o artesão ter escolhido sua cidade para expor seu trabalho. “A comunidade local ganha muito ao conhecer a técnica utilizada, que gera um produto final muito bom”, declarou.




Santa Ceia na areia da Praia da Ribeira - foto Karoline Vital
.
Leo, que nunca frequentou uma escola de belas artes, diz que aprendeu tudo sozinho, trabalhando também com pedra-sabão, pedra calcária, madeira e concreto. Ele já rodou o país do norte ao sul, sendoi conhecido mundialmente quando esculpiu a Seleção Brasileira pentacampeã. “Tenho um dom dado por Deus e que procuro usar para chamar atenção também para a importância de preservarmos a natureza, que fornece inspiração e a matéria-prima para as artes”, afirmou o gaúcho criado em Porto Seguro.
.
Dia da Cultura
A Associação de Artesãos de Itacaré irá promover o Dia da Cultura, no dia 11 de abril, na Praia da Ribeira. Durante todo o dia, haverá apresentações de música e dança, além da exposição dos trabalhos dos artistas locais e palestras sobre meio ambiente, cultura e prostituição infantil. A atividade conta com o apoio da Prefeitura de Itacaré, através das Secretarias Municipais de Turismo e de Esporte, Lazer e Cutura.


Leopoldo exibe a Santa Ceia esculpida em areia - foto Karoline Vital.


Nenhum comentário: