quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Política,gente e poder

Renato Costa. Vou prosseguindo com espírito de cristandade, natalino, cristão os comentários, anunciações, análises, opiniões com relação à eleição municipal de 2008, lógico, Itabuna, levantadas, iniciadas na coluna de ontem, exclusivamente objetivando a interpretação da sociedade, do eleitor, leitor.
Renato Costa, perdão, doutor Renato, no próximo ano, nesta direção não tem perspectivas, não tem esperanças, não tem futuro eleitoral-político. Doutor Renato, constatando, já escolhido, indicado Coordenador da campanha do prefeiturável? Fábio Santana, o capitão Fábio. Esse, na coluna de amanhã.
Renato Costa, perdão, doutor Renato, na atualidade no PMDB, hoje tem de reconstruir, recompor seu esfacelado grupo político. Ele não tem mais influência partidária, não tem tribuna, não tem mandato, como não tem cargo. Doutor Renato está completamente imobilizado, silencioso, quieto, manso até.
Renato Costa ou doutor Renato, concluindo. Ele, no entanto, vai vitaminando ligações com o ministro Geddel Vieira, vai continuando, fecundando na medicina, como é o bedel do parlamentar Fábio Santana. Politicamente, então, é uma espécie de caçador sem espingarda, sem cachorro, de caixão sem alça.
Helenilson Chaves, quando trabalhava, despachava na presidência do “Grupo Chaves”, exatamente no edifício “Atlanta Center”, Itabuna, Centro, tinha lá no fundo de um armário garrafas de uísque, considerado por Vinícius Moraes o “cão engarrafado”, o melhor amigo do homem. Para relaxar.
Helenilson Chaves. Eis empresário financeiramente, executivo economicamente independente, respeitável, tem procurado ao longo de sua trajetória, ao longo de sua odisséia, iniciada pelo patriarca Manuel Chaves, preservar sua privacidade. A prioridade dele são os negócios, é a família.
Helenilson Chaves, reconhecendo em tempo hábil, é um empresário de mentalidade desenvolvimentista, como é um executivo que não vira as costas para os lucros. Na verdade, bem-sucedido, triunfante, vitorioso. A história é benevolente, caridosa, piedosa, meiga, doce com os vitoriosos.

Fernando Gomes, prefeito de plantão daqui de Itabuna, tem dificuldades notórias de se libertar, se livrar de alguns assessores, auxiliares especializados em puxa-saquismo. Fernando gosta de “cozinhar o galo”.
Jorge Vasconcelos, perdão, Jorge Tomate, lembrai-vos, é secretário de Administração do governo do senhor Fernando Gomes. Dá para descobrir, dá para revelar, dá para dizer alguma coisa ao eleitor-leitor?
ANUNCIAÇÕES
Fernando Gomes ficou marcado com a frase: “cultura é frescura” / Davidson Magalhães ficou marcado como candidato “laranja” / Destruíram o sonho, o amor de Marco Wense: PDT / A questão extraconjugal dos políticos vai ficando politizada. Depois opino.


Eduardo Anunciação

Nenhum comentário: