terça-feira, 25 de novembro de 2008

Paulo Souto no PSDB.

Mudança política
O noticiário nacional passou a se referir reiteradas vezes nos últimos dias a um possível ingresso do ex-governador Paulo Souto (DEM) no PSDB. Para que a mudança seja concretizada, entretanto, o primeiro passo é ele se manifestar. Por enquanto, tudo indica que, como a eventual troca do DEM pelo PSDB implicará numa mudança significativa no cenário político baiano, o ex-governador pode ter apoios, mas também enfrentará resistências.
Souto nega
O ex-governador nega, por enquanto a sua ida para o ninho tucano.Entretanto, a depender do cenário para 2010, ele admite que pode haver surpresas. Ou seja, Souto deixa implícito que sua saída do Democratas não deve ser vista como coisa do outro mundo. Caso se concretize a mudança, o ex-governador assumiria a presidência estadual do partido, hoje nas mãos do ex-deputado Nestor Neto. O ex-prefeito Antonio Imbassahy, que se encontra nos Estados Unidos, em visita a familiares, não foi localizado para se manifestar sobre o assunto.
Quadro confuso
A hipótese de Souto trocar o Democratas pelo PSDB vai implicar numa alteração profunda do quadro político baiano. Primeiro, porque seu nome passaria pelo crivo do deputado federal e homem forte do tucanato, Jutahy Magalhães Jr., que tem trânsito livre no partido a nível nacional. Jutahy, aliás, é amigo pessoal do governador e presidenciável José Serra. Algumas implicações locais, porém, precisariam ser vistas, a exemplo do relacionamento entre o ex-governador e o presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo. Ambos têm lá suas diferenças, mas,se se tratar de interesses maiores, sobretudo de olho em 2010, a tendência é que cheguem ao entendimento.
.
Da coluna Raio Laser (Tribuna da Bahia).

Nenhum comentário: